Super Banner

Crítica: Não se deixe enganar pelo trailer de Passageiros

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Com direção do norueguês Morten Tyldum (O Jogo da Imitação), o longa-metragem Passageiros traz no elenco dois queridinhos de Hollywood: Chris Pratt (Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros) e Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes). Carismáticos e com boa química em cena, eles interpretam dois passageiros que estão na nave Avalon. O objetivo do veículo espacial é levar mais de 5000 pessoas para outro planeta, que será colonizado. A viagem tem duração de 120 anos, por isso todos hibernam para chegar lá ainda jovens e vivos.


Porém algo dá errado e o personagem de Pratt acorda antes da hora. Ele desperta cerca de 90 anos antes do previsto. E aqui vai um aviso importante para você que assistiu ao trailer e ficou curioso com o mistério em torno do motivo pelo qual os protagonistas acordaram da hibernação: isso é revelado na cena inicial. Foi uma pegadinha do trailer para que você pense que há alguma conspiração ou algo mirabolante na história que, na verdade, é bem simples.


Apesar de ter recebido duras críticas da imprensa internacional, o filme de Tyldum não é ruim. Ele é diferente do que se pode esperar, visto que tem mais romance do que ação. E é um prato cheio para quem gosta da temática futurista aplicada no cotidiano. Por exemplo, detalhes curiosos sobre o funcionamento da nave são explorados. Como tudo é bem produzido, é realmente interessante ver os ambientes confortáveis que a Avalon oferece. Algo que lembra um cruzeiro de luxo.


O maior problema mesmo é em relação ao que é passado pelo trailer e as expectativas que são criadas. Não existem as reviravoltas de Interestelar e nem questionamentos sobre a vida, como Gravidade (embora tente!). Na verdade, não há novidades no roteiro de Jon Spaihts, que escreveu também o chato A Hora da Escuridão, além de Doutor Estranho e Prometheus - de onde ele praticamente reciclou a cápsula médica, onde, por sinal acontece uma das melhores cenas do filme do universo Alien. Isso não significa que o filme não consiga entreter, funcionando mais como uma história de amor, no caso.
Cotação do Cine61Cine61Cine61Cine61

Veja aqui o trailer do filme Passageiros:


Passengers (EUA, 2016) Dirigido por Morten Tyldum. Com Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen, Andy Garcia, Vince Foster, Kara Flowers, Laurence Fishburne...
Google+