Super Banner

Hardcore: Missão Extrema é o filme que todas as adaptações de games deveriam ser

*Por Leonardo Resende - Especial para o Cine61

O número de adaptações parcialmente bem-sucedidas de video-games para o cinema é quase zero. Se existem filmes que chegaram perto dessa glória, são eles: Mortal Kombat (1995) e Resident Evil (2002). Curiosamente ambos são de Paul W. S Anderson. Alguns espectadores viram um pequeno vislumbre de uma boa adaptação com Warcraft: O Encontro de Dois Mundos (2016), de Duncan Jones. Outros apostaram suas fichas com Assassin’s Creed, de Justin Kurzel. Porém a melhor adaptação de video-games não é original de um console. Confuso? Hardcore: Missão Extrema, disponível no Netflix e live-streaming, usa todos os elementos que uma adaptação deveria usar, mas nunca teve a ousadia.


No primeiro instante, somos apresentados a Henry, um ciborgue que não se recorda da sua vida anterior. De acordo com algumas breves passagens e flashbacks do protagonista, pode-se deduzir que o mesmo sofreu um acidente gravíssimo. Intercalando as imagens do passado, o filme é editado com uma ação ininterrupta. A montagem é tão frenética que, no princípio, Henry deve apenas salvar uma donzela e fugir dos vilões.


Sua maior vantagem e proximidade com os games é a fotografia em primeira pessoa. Nunca presenciamos o rosto de Henry. Acompanhamos o filme em sua perspectiva. Vemos o protagonista dilacerar, metralhar e mutilar diversos figurantes. Todo esse ponto de vista que lembra uma câmera Go-Pro, faz abstrair qualquer enredo relevante. Ver Henry se deliciando com tamanha violência é muito divertido.


Talvez seja esse fator que faça com que Hardcore - Missão Extrema seja infinitamente mais bem-sucedido em relação a adaptações de games. Os filmes baseados em franquias de consoles têm aquele imenso desafio da fidelidade ao fã. Por ser original, o longa-metragem não precisa agradar nenhum fã. Além da filmagem, este é o maior destaque do filme. Aquela preocupação de ser fiel a alguma história é tão banal quanto todos os corpos que Henry esquarteja.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61Cine61Cine61

Veja aqui o trailer do filme Hardcore: Missão Extrema:



Hardcore Henry (2015, Rússia, EUA) Dirigido por Ilya Naishuller. Com Sharlito Copley, Hailey Bennett, Danila Kozlovsky, Tim Roth, Andrei Dementiev, Svletna Ustinova, Jack Han, Darya Charusha...
Google+