Super Banner

Rasa, história de Beleza Oculta manipula emoções

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

O diretor David Frankel ganhou um Oscar de melhor curta-metragem em 1997. Também foi responsável por filmes queridos por muita gente, como a divertida comédia O Diabo Veste Prada e o emotivo Marley & Eu. Seu novo trabalho, Beleza Oculta, estreia nos cinemas nacionais com um elenco de peso: Will Smith, Edward Norton, Kate Winslet, Helen Mirren, Michael Peña e muitos outros. Garantia de sucesso, certo? Vamos com calma...


O longa-metragem dramático tem como principal temática o luto. O empresário Howard (Smith) sofre com a perda da pequena filha. A tragédia fez com que ele abandonasse complemente os compromissos profissionais. Antes criativo, animado e feliz, Howard agora é a imagem da tristeza. Isso faz com que seus amigos/sócios elaborem um mirabolante plano para tentar reverter a situação do amigo e da empresa.


Uma detetive particular descobre que Howard escreve cartas para a Morte, o Amor e o Tempo. Os amigos então contratam atores para interpretar os destinatários e confrontar o homem. O objetivo é fazer com que ele enxerge o lado bom das coisas e passe a valorizar a vida. A ideia pode ser boa na ficção, mas é algo que não convence muito bem no filme. O roteirista Allan Loeb já escreveu uma história sobre a dor de se perder um ente querido no competente Coisas que Perdemos Pelo Caminho. Mas toda a inspiração ficou por lá mesmo. Em Beleza Oculta ele derrapou feio.


Nem mesmo os ilustres atores estão bem. O excesso de personagens mal desenvolvidos e a história ruim faz com que o filme seja raso e piegas. Keira Knightley, por exemplo, desaparece em meio de tantas subtramas. Para tentar humanizar os personagens, cada amigo traz consigo um dilema dramático, que nunca é aprofundado o bastante e serve apenas para tentar arrancar lágrimas. Manipulando as emoções com um trilha sonora forçada, o melodrama pode até ser capaz de fazer alguns chorarem, mas é tudo um grande equívoco.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61

Veja aqui o trailer do filme Beleza Oculta:



Collateral Beauty (2016, EUA) Dirigido por David Frankel. Com Will Smith, Edward Norton, Kate Winslet, Michael Pena, Helen Mirren, Naomie Harris, Keira Knightley...
Google+