Super Hiper Mega Banner

Rasa, história de Beleza Oculta manipula emoções

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

O diretor David Frankel ganhou um Oscar de melhor curta-metragem em 1997. Também foi responsável por filmes queridos por muita gente, como a divertida comédia O Diabo Veste Prada e o emotivo Marley & Eu. Seu novo trabalho, Beleza Oculta, estreia nos cinemas nacionais com um elenco de peso: Will Smith, Edward Norton, Kate Winslet, Helen Mirren, Michael Peña e muitos outros. Garantia de sucesso, certo? Vamos com calma...


O longa-metragem dramático tem como principal temática o luto. O empresário Howard (Smith) sofre com a perda da pequena filha. A tragédia fez com que ele abandonasse complemente os compromissos profissionais. Antes criativo, animado e feliz, Howard agora é a imagem da tristeza. Isso faz com que seus amigos/sócios elaborem um mirabolante plano para tentar reverter a situação do amigo e da empresa.


Uma detetive particular descobre que Howard escreve cartas para a Morte, o Amor e o Tempo. Os amigos então contratam atores para interpretar os destinatários e confrontar o homem. O objetivo é fazer com que ele enxerge o lado bom das coisas e passe a valorizar a vida. A ideia pode ser boa na ficção, mas é algo que não convence muito bem no filme. O roteirista Allan Loeb já escreveu uma história sobre a dor de se perder um ente querido no competente Coisas que Perdemos Pelo Caminho. Mas toda a inspiração ficou por lá mesmo. Em Beleza Oculta ele derrapou feio.


Nem mesmo os ilustres atores estão bem. O excesso de personagens mal desenvolvidos e a história ruim faz com que o filme seja raso e piegas. Keira Knightley, por exemplo, desaparece em meio de tantas subtramas. Para tentar humanizar os personagens, cada amigo traz consigo um dilema dramático, que nunca é aprofundado o bastante e serve apenas para tentar arrancar lágrimas. Manipulando as emoções com um trilha sonora forçada, o melodrama pode até ser capaz de fazer alguns chorarem, mas é tudo um grande equívoco.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61

Veja aqui o trailer do filme Beleza Oculta:



Collateral Beauty (2016, EUA) Dirigido por David Frankel. Com Will Smith, Edward Norton, Kate Winslet, Michael Pena, Helen Mirren, Naomie Harris, Keira Knightley...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.