Super Banner

Estrelas Além do Tempo prova que o talento não tem raça e nem gênero

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

A temporada de filmes que estão no Oscar já começou e esta semana mais um título pode ser conferido nas telonas brasileiras. O drama Estrelas Além do Tempo concorre com três indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer) e Melhor Roteiro Adaptado (Theodoro Melfi). E poderia ter até mais, pois realmente é um notável longa-metragem.


O mais incrível é que a narrativa foi inspirada numa história real. Uma história até então muito desconhecida. Ambientado na década de 60, o filme é protagonizado por três mulheres - Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae) -, que trabalhavam na Nasa. Num período repleto de preconceito e segregação racial, elas ficavam num setor isolado, dedicado apenas às mulheres "de cor". O talento e competência, contudo, fizeram com que elas alcançassem seu merecido lugar.


O público pode não se interessar em nada sobre matemática e cálculos, assim como também pode não considerar o tema da exploração espacial algo imperdível. Mas o que é mostrado em Estrelas Além do Tempo vai além dessas temáticas. É, antes de mais nada, uma trama humana que fala sobre igualdade e dos absurdos do racismo e do machismo. Tudo isso sem apelar para a militância, para o discurso didático ou drama fácil.


O contexto histórico é um elemento bem explorado. O período da Guerra Fria e da corrida espacial é mostrado sem perder o foco principal, que é a vida (profissional e pessoal) e as conquistas das personagens. No elenco também estão Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons. Assim como todo bom filme da Disney, o roteiro traz uma mensagem de esperança e da importância de se acreditar nos próprios sonhos. Uma obra inspiradora e construtiva.
Cotação do Cine61Cine61Cine61Cine61Cine61

Veja aqui o trailer do filme Estrelas Além do Tempo:




Hidden Figures (2016, EUA) Dirigido por Theodore Melfi. Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge...
Google+