Estrelas Além do Tempo prova que o talento não tem raça e nem gênero

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

A temporada de filmes que estão no Oscar já começou e esta semana mais um título pode ser conferido nas telonas brasileiras. O drama Estrelas Além do Tempo concorre com três indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer) e Melhor Roteiro Adaptado (Theodoro Melfi). E poderia ter até mais, pois realmente é um notável longa-metragem.

O mais incrível é que a narrativa foi inspirada numa história real. Uma história até então muito desconhecida. Ambientado na década de 60, o filme é protagonizado por três mulheres – Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae) -, que trabalhavam na Nasa. Num período repleto de preconceito e segregação racial, elas ficavam num setor isolado, dedicado apenas às mulheres “de cor”. O talento e competência, contudo, fizeram com que elas alcançassem seu merecido lugar.

O público pode não se interessar em nada sobre matemática e cálculos, assim como também pode não considerar o tema da exploração espacial algo imperdível. Mas o que é mostrado em Estrelas Além do Tempo vai além dessas temáticas. É, antes de mais nada, uma trama humana que fala sobre igualdade e dos absurdos do racismo e do machismo. Tudo isso sem apelar para a militância, para o discurso didático ou drama fácil.

O contexto histórico é um elemento bem explorado. O período da Guerra Fria e da corrida espacial é mostrado sem perder o foco principal, que é a vida (profissional e pessoal) e as conquistas das personagens. No elenco também estão Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons. Assim como todo bom filme da Disney, o roteiro traz uma mensagem de esperança e da importância de se acreditar nos próprios sonhos. Uma obra inspiradora e construtiva.

Veja aqui o trailer do filme Estrelas Além do Tempo:





Hidden Figures (2016, EUA) Dirigido por Theodore Melfi. Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br A temporada de filmes que estão no Oscar já começou e esta semana mais um título pode ser conferido nas telonas brasileiras. O drama Estrelas Além do Tempo concorre com três indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer) e Melhor...Estrelas Além do Tempo prova que o talento não tem raça e nem gênero