Super Banner

Ótimo, Lego Batman - O Filme tem nostalgia e muitas lições

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Após o sucesso de Lego - O Filme, os famosos brinquedos de montar agora podem ser vistos em Lego Batman: O Filme, que traz uma versão divertida do Homem-Morcego. A boa notícia é que o lançamento deve agradar todos os públicos, pois tem um humor que funciona para a criançada e uma série de referências saudosistas que vão surpreender os mais velhos. Muitas homenagens aparecem na telona, o que garante uma nostalgia para todos que conhecem a saga do super-herói.


O melhor da animação, sem dúvidas, é mesclar o roteiro com vários ícones de outras sagas - e não apenas outros super-heróis do universo DC Comics. O crossover inclui também personagens de O Senhor dos Anéis, King Kong, Harry Potter, Gremlins (sendo que o segundo filme dos monstrinhos também fez uma homenagem a Batman) e outros. E realmente é surreal ver a confusão que é criada com tanta coisa misturada!


Com inúmeras sequências de ação, a trama ainda carrega espaço para o drama. E a personalidade complicada de Bruce Wayne é o principal tema e conflito da narrativa. O personagem é tratado com uma profundidade que nem sempre é vista em produções live-action. Sem exageros. O longa traz um justiceiro egocêntrico que, assim como muitas pessoas, é incapaz de enxergar os outros. Batman prende os bandidos, colhe os aplausos que massageiam seu ego e vive uma vida vazia. Tudo por causa da sua dificuldade de perceber - e entender - que existe algo além do seu tanquinho sarado - atributo físico que ele mesmo, vaidoso, ressalta diversas vezes.


Chega um momento, entretanto, que ele é confrontado com uma ameaça gigantesca que pode destruir Gotham de uma vez por todas. E é nessa hora que Batman entende a importância de se valorizar e respeitar as amizades. Tempo de amadurecer e compreender que os relacionamentos são fundamentais para todo mundo, incluindo Coringa, Batgirl e Robin. E que vale a pena usar a energia para se construir famílias e relações sinceras, em vez de apenas puxar ferro. Um aprendizado que merece ser levado na vida real, já que, assim como o brinquedo, é muito mais legal brincar quando se junta os blocos e peças em conjunto.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61Cine61

Veja aqui o trailer de Lego Batman - O Filme:


The Lego Batman Movie (2017, EUA, Dinamarca) Dirigido por Chris Mckay. Com Jenny Slate, Will Arnet, Ralph Fiennes, Rosario Dawson, Zach Galifianakis, Michael Cera, Mariah Carey, Billy Dee Williams...
Google+