Super Banner

Filme apresenta Pedro Osmar, multiartista que o Brasil precisa conhecer

*Por Clara Camarano - redacao@cine61.com.br

São anos de contestações, de memórias e de muita arte que deram origem ao movimento “Jaguaribe Carne”. Quem é nordestino, provavelmente já ouviu falar deste ápice vanguardista que se espalhou pelo Nordeste na década de 70. Um movimento que unia artes-visuais, teatro, literatura, artes–gráficas, jornalismo e regionalismo desta região tão rica em folclore e em ritmos. Aos seus 63 anos de idade, o multiartista paraibano Pedro Osmar é hoje aclamado por ser o precursor do "Jaguaribe".


Ele é, ainda, um dos grandes mestres da música tupiniquim. Tanto que atraiu renomados músicos como Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Lenine e Shangai. Todos estes têm canções regravadas de Osmar em seus currículos.  Mesmo assim, este contestador político, social e musical em épocas de chumbo ainda é pouco conhecido pelo público em geral. Após anos de pesquisa, os diretores Eduardo Consonni e Rodrigo T.Marques resolveram trazer, enfim, o Osmar para as lentes do cinema e para os olhares de todos. O resultado foi o documentário Pedro Osmar, Prá Liberdade Que Se Conquista, que estreou esta semana nas salas dos cinemas brasileiros. 


O tom libertário, documental e experimental são veias deste longa-metragem que, em 76 minutos, tenta revelar ao público quem é Osmar. O Osmar que era e é político e contestador criativo, que da arte se banhava para criticar a sociedade e o conformismo do ser-humano em aceitar ser um “espelho estraçalhado”. Em épocas de crise política, claro que cabe muito bem o tema vir à tona. 


E, de fato, é possível acompanhar um pouco sobre as ideologias e os inúmeros “sons” de Osmar neste filme. Os diretores, que assumem de fato o tom experimental com uma captação sonora precária e entrevistas que não idealizam o artista, mas sim o mostram como ele é, também cumprem a proposta deste documentário, que foge de uma autobiografia comum. No entanto, a produção se perde no excesso de repetições de tempo, elipses e a quantidade desnecessária de ensaios e shows do artista. Quem quer conhecer o Osmar terá que pesquisar um pouco mais. Afinal, a sua história em si não é tão realçada.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61

Veja aqui o trailer do filme Pedro Osmar, Pra Liberdade que se Conquista:



Pedro Osmar, Pra Liberdade que se Conquista (2016, Brasil) Dirigido por Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques...
Google+