Super Banner

O Mundo Fora do Lugar expõe feridas e traumas do passado

*Por Clara Camarano - contato@cine61.com.br

O ato de conviver não é fácil. Tudo pode ser um mar de rosas no início, mas em qualquer relacionamento a dois, seja ele entre pai, mãe e filhos, ou entre parceiros, as complexidades da intimidade sempre vêm à tona e é preciso saber lidar (ou não). A mais nova produção da diretora alemã Margarethe von Trotta chega nas salas dos cinemas brasileiros. É um drama investigativo e cheio de elementos da psicanálise para tratar deste conviver e dos traumas do passado que influenciam no presente e, consequentemente, tornam o futuro nebuloso. Em 101 minutos, O Mundo Fora do Lugar vai entrelaçar a vida de duas mulheres e suas buscas, expondo as feridas de ambas e dos que estão ao seu redor.  


Com uma pegada crua e pesada, a cineasta von Trotta tem sua identidade marcada em premiados filmes como Hannah Arendt e Os Anos de Chumbo. Neste novo trabalho, ela mostra novamente uma crítica ácida na história que, de cara, já começa com a personagem Sophie (Katja Riemann) conversando com dois jovens que pretendem se casar. Com a função de ministrar casamentos para enamorados que não querem celebrar a união nos termos religiosos, Sophie embaralha o(s) casal(is) ao tecer uma série de questionamentos que escancaram a fragilidade do relacionamento a dois. 


Não à toa, esta mulher tem uma frágil relação com seu pai, Paul Kromberger (Matthias Habich). Aliás, Paul expõe seus traumas de ter perdido a esposa quando  reconhece a falecida em uma cantora americana de ópera, Caterina Fabiani (Barbara Sukowa). Nesta hora a trama dá uma reviravolta. Também órfã da mãe, Sophie parte para Nova York para pesquisar Caterina e a estranha semelhança.


O encontro destas duas mulheres interpretadas por duas atrizes de peso dão um tom mais forte ao longa. A trama ironiza ao mostrar belas tomadas das ruas de Nova York. De tão perfeitas, elas parecem plastificadas. Assim como os personagens deste filme. Destaque ainda para os flashbacks da mãe falecida, que transformam este roteiro em recortes de psicanálises muito bem tecidos. 
Cotação do Cine61Cine61Cine61Cine61Cine61

Veja aqui o trailer do filme O Mundo Fora do Lugar:

 

Die abhandene welt (2015, Alemanha) Dirigido por Margarethe Von Trotta. Com Katja Riemann, Barbara Sukowa, Matthias Habich, Robert Seeliger, Karin Dor, Tom Beck...
Google+