Super Hiper Mega Banner

O talento do cineasta Alain Resnais

Alain Resnais, natural da região da Bretanha, na França, nasceu no ano de 1922. Devido a problemas de saúde, foi educado em casa e desenvolveu cedo em sua vida o interesse pelas arte, principalmente literatura e cinema. Quando se mudou para Paris, em 1943, estudou cinema no IDHEC. Após formado, Resnais dirigiu importantes documentários antes de trabalhar com ficção, como Van Gogh (1948), Guernica (1950) e Noite e Neblina (1955), que a ele rápido reconhecimento por parte da crítica. 


O reconhecimento internacional, entretanto, veio com seus primeiros longas-metragens de ficção: por Hiroshima Meu Amor (1959), tornou-se conhecido como um dos precursores da Nouvelle Vague, e O Ano Passado em Marienbad (vencedor do Leão de Ouro em 1961) firmou-o como um dos mais importantes cineastas do período. Pelo conjunto de sua obra e por sua contribuição ao cinema, recebeu o Life Achievement Award, no Festival de Cannes 2009. Em 2014, lançou seu último longa, Amar, beber e cantar, poucos meses antes de morrer em Paris.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.