Super Hiper Mega Banner

Samba & Jazz apresenta as semelhanças dos estilos

*Por Jonathas Soares - contato@cine61.com.br

Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, não é segredo que o samba tem suas origens na cultura afro-brasileira. Enquanto a dança era desenvolvida aqui, na parte de cima da América, os escravos trazidos para os Estados Unidos criavam o jazz. O documentário Samba & Jazz, dirigido pelo fotógrafo Jefferson Mello, autor do livro Os Caminhos do Jazz, nos mostra as diferenças e semelhanças entre os dois estilos musicais.


Com foco no samba do Rio de Janeiro e no jazz de Nova Orleans, a produção investiga a essência desses estilo por meio de entrevistas com expoentes da música mundial como Gregg Stafford, Arlindo Cruz, Alcione, Carlinhos 7 Cordas, Donald Harrison, Elis Marsalis, Jason Marsalis, entre outros. O filme é um verdadeiro mergulho no mundo de sambistas, passistas, jazzistas e jazz parades.


Fica claro que temos muito em comum com nossos amigos norte-americanos. Além da função vital do improviso no jazz e no samba e o papel importante de mulheres no desenvolvimento dos estilos, ambas partes da América possuem uma forte paixão pela expressão artística.


O longa mostra ainda os desafios de uma famosa escola de samba em voltar ao grupo especial, o bairro de Madureira, que mais acolheu negros, e aborda as peripécias de Pretinho da Serrinha - músico e compositor que, aos 10 anos, já era mestre de bateria no Morro da Serrinha. Além disso, vemos que New Orleans é a cidade perfeita para a comparação feita pelo filme. Além da tradição da música com raízes africanas, possui também o seu próprio carnaval, o Mardi Gras, e chama a atenção por sua similaridade com o Rio de Janeiro. 
Cotação do Cine61; Cine61Cine61Cine61

Veja aqui o trailer do filme Samba & Jazz:


Samba & Jazz (Brasil, 2015) Dirigido por Jefferson Mello.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.