Super Banner

Realismo do cotidiano é o trunfo de Hikari no Densetsu

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

A animação Hikari no Densetsu é uma bela série sobre sonhos e esforços. Acompanha a vida de Hikari, uma jovem atleta que sonha em ser uma estrela da ginástica rítmica. Entre uma vida repleta de ensaios e competições, ela entra na pré-adolescência e descobre o primeiro amor, o também ginasta Oiishi. Acontece que ele é objeto de interesse de Shiina, a melhor atleta da escola - e rival natural da protagonista.


Com um triângulo amoroso formado, o anime aborda o novo sentimento de forma muito delicada, sem exageros. O resultado pode soar um tanto água com açúcar, com um ritmo mais lento e poucos acontecimentos por episódio. Quem está acostumado com as séries atuais pode estranhar esse tempo diferenciado, que abre espaço para imagens de árvores e detalhes do cotidiano escolar. A velocidade surpreende, mas é justificada pela época que a atração foi feita: no ano de 1986.


Uma das maiores qualidades de Hikari no Densetsu (que pode ser traduzido como A Lenda de Hikari) é o tom realista. Diferentemente do que se pode esperar, não é uma trama de superação ou de uma garota que alcança o sucesso por seu talento. Na verdade, a história é bem pé no chão, sabendo equilibrar o idealismo de uma carreira bem-sucedida com as decepções presentes na vida de todas as pessoas a vida real. E não há vilões. Apenas Shiina, a antagonista.


A ginástica rítmica é representada de uma forma poética e bem artística, unindo elementos da dança e do exercício físico. Além de tratar bastante do esporte, a atração também tem uma parte reservada para música. O vizinho de Hikari é cantor de uma banda do colégio e também tem planos de seguir em frente nos palcos. Acompanhando os anseios e projeções juvenis, a animação é leve como as piruetas apresentadas no estádio. Uma bonita série que não apela para as fortes emoções para contar uma história que tem na simplicidade a sua maior beleza.
Cotação do Cine61Cine61Cine61Cine61

Veja a abertura do anime Hikari no Densetsu:


Hikari no Densetsu (Japão, 1986) Com as vozes de Tsukasa Itô, Nobuo Tobita, Michie Tomizawa, Yoshimasa Inoue, Rihoko Yoshida...
Google+