Realismo do cotidiano é o trunfo de Hikari no Densetsu

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

A animação Hikari no Densetsu é uma bela série sobre sonhos e esforços. Acompanha a vida de Hikari, uma jovem atleta que sonha em ser uma estrela da ginástica rítmica. Entre uma vida repleta de ensaios e competições, ela entra na pré-adolescência e descobre o primeiro amor, o também ginasta Oiishi. Acontece que ele é objeto de interesse de Shiina, a melhor atleta da escola – e rival natural da protagonista.

Com um triângulo amoroso formado, o anime aborda o novo sentimento de forma muito delicada, sem exageros. O resultado pode soar um tanto água com açúcar, com um ritmo mais lento e poucos acontecimentos por episódio. Quem está acostumado com as séries atuais pode estranhar esse tempo diferenciado, que abre espaço para imagens de árvores e detalhes do cotidiano escolar. A velocidade surpreende, mas é justificada pela época que a atração foi feita: no ano de 1986.

Uma das maiores qualidades de Hikari no Densetsu (que pode ser traduzido como A Lenda de Hikari) é o tom realista. Diferentemente do que se pode esperar, não é uma trama de superação ou de uma garota que alcança o sucesso por seu talento. Na verdade, a história é bem pé no chão, sabendo equilibrar o idealismo de uma carreira bem-sucedida com as decepções presentes na vida de todas as pessoas a vida real. E não há vilões. Apenas Shiina, a antagonista.

A ginástica rítmica é representada de uma forma poética e bem artística, unindo elementos da dança e do exercício físico. Além de tratar bastante do esporte, a atração também tem uma parte reservada para música. O vizinho de Hikari é cantor de uma banda do colégio e também tem planos de seguir em frente nos palcos. Acompanhando os anseios e projeções juvenis, a animação é leve como as piruetas apresentadas no estádio. Uma bonita série que não apela para as fortes emoções para contar uma história que tem na simplicidade a sua maior beleza.

Veja a abertura do anime Hikari no Densetsu:



Hikari no Densetsu (Japão, 1986) Com as vozes de Tsukasa Itô, Nobuo Tobita, Michie Tomizawa, Yoshimasa Inoue, Rihoko Yoshida…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br A animação Hikari no Densetsu é uma bela série sobre sonhos e esforços. Acompanha a vida de Hikari, uma jovem atleta que sonha em ser uma estrela da ginástica rítmica. Entre uma vida repleta de ensaios e competições, ela entra...Realismo do cotidiano é o trunfo de Hikari no Densetsu