Super Hiper Mega Banner

Crítica: Uma Dama de Óculos Escuros com uma Arma no Carro

*Por Clara Camarano - contato@cine61.com.br

A doçura, a ingenuidade e a busca pela realização dos seus sonhos e desejos impulsionam a vida de uma bela moça que, aos seus 20 e poucos anos, deseja conhecer o mar, se dar bem no amor e ser reconhecida profissionalmente. O roteiro aparentemente simples transforma-se em um quebra-cabeças quando esta mulher, a jovem Dany (Freya Mavor), se envolve em emboscadas após sair às escondidas com o carro de luxo do seu poderoso chefe, o empresário Michel (Benjamin Biolay).


O suspense investigativo inspirado na obra do romancista Sébastien Japrisot dá vida ao novo longa-metragem do francês Joann Sfar, conhecido pelo premiado Gainsbourg – O Homem que Amava as Mulheres (Prêmio César - 2010). Após uma pausa devido ao envolvimento com animações, o diretor retorna à ficção com a produção Uma Dama de Óculos Escuros com uma Arma no Carro. O filme estreia com trejeitos típicos das obras cults francesas. Enigmas, elipses que ressaltam uma volta ao tempo e diálogos secos rodeiam a produção.


Nada é muito óbvio no filme. Desde o começo da trama, a secretária Dany é envolvida por um estranho convite feito pelo seu chefe. Trabalhar em sua casa durante a madrugada enquanto ele e sua esposa Anita (Stacy Martin) saem para jantar. Anita é ainda ex-colega de Dany e a recebe friamente em um quarto de hóspedes. O casal sai para viajar no dia seguinte e pede à jovem para que cuide do luxuoso carro após largá-los no aeroporto. É a partir deste momento que Dany vê a oportunidade de viajar para a costa para conhecer o mar às escondidas dos patrões.


Nesta viagem começam a se traçar os enigmas. Uma parada em um posto, em um hotel, um assassinato e um envolvimento com um estranho confundem a moça e o espectador. Afinal, por todos lugares que Dany passa as pessoas dizem conhecê-la e estado com ela na noite anterior. Há de ser pensar em uma suposta esquizofrenia da protagonista. Mas são estes tons que deixam o roteiro picante, envolvente e nebuloso. A falha, no entanto, se dá no final. O quebra-cabeça criativo acaba se resolvendo de uma maneira fraca, com soluções desconexas e descritivas que frustram as expectativas. Mas ainda assim vale a pena assistir.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61

 Veja aqui o trailer do filme Uma Dama de Óculos Escuros com uma Arma no Carro:

 

La Dame Dans L'auto Avec Des Lunettes et un Fusil (França / Bélgica, 2015) Dirigido por Joann Sfar. Com Freya Mavor, Benjamin Biolay, Elio Germano, Stacy Martin, Thierry Hancisse, Sandrine Laroche...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.