Super Banner

Crítica: Uma Dama de Óculos Escuros com uma Arma no Carro

*Por Clara Camarano - contato@cine61.com.br

A doçura, a ingenuidade e a busca pela realização dos seus sonhos e desejos impulsionam a vida de uma bela moça que, aos seus 20 e poucos anos, deseja conhecer o mar, se dar bem no amor e ser reconhecida profissionalmente. O roteiro aparentemente simples transforma-se em um quebra-cabeças quando esta mulher, a jovem Dany (Freya Mavor), se envolve em emboscadas após sair às escondidas com o carro de luxo do seu poderoso chefe, o empresário Michel (Benjamin Biolay).


O suspense investigativo inspirado na obra do romancista Sébastien Japrisot dá vida ao novo longa-metragem do francês Joann Sfar, conhecido pelo premiado Gainsbourg – O Homem que Amava as Mulheres (Prêmio César - 2010). Após uma pausa devido ao envolvimento com animações, o diretor retorna à ficção com a produção Uma Dama de Óculos Escuros com uma Arma no Carro. O filme estreia com trejeitos típicos das obras cults francesas. Enigmas, elipses que ressaltam uma volta ao tempo e diálogos secos rodeiam a produção.


Nada é muito óbvio no filme. Desde o começo da trama, a secretária Dany é envolvida por um estranho convite feito pelo seu chefe. Trabalhar em sua casa durante a madrugada enquanto ele e sua esposa Anita (Stacy Martin) saem para jantar. Anita é ainda ex-colega de Dany e a recebe friamente em um quarto de hóspedes. O casal sai para viajar no dia seguinte e pede à jovem para que cuide do luxuoso carro após largá-los no aeroporto. É a partir deste momento que Dany vê a oportunidade de viajar para a costa para conhecer o mar às escondidas dos patrões.


Nesta viagem começam a se traçar os enigmas. Uma parada em um posto, em um hotel, um assassinato e um envolvimento com um estranho confundem a moça e o espectador. Afinal, por todos lugares que Dany passa as pessoas dizem conhecê-la e estado com ela na noite anterior. Há de ser pensar em uma suposta esquizofrenia da protagonista. Mas são estes tons que deixam o roteiro picante, envolvente e nebuloso. A falha, no entanto, se dá no final. O quebra-cabeça criativo acaba se resolvendo de uma maneira fraca, com soluções desconexas e descritivas que frustram as expectativas. Mas ainda assim vale a pena assistir.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61

 Veja aqui o trailer do filme Uma Dama de Óculos Escuros com uma Arma no Carro:

 

La Dame Dans L'auto Avec Des Lunettes et un Fusil (França / Bélgica, 2015) Dirigido por Joann Sfar. Com Freya Mavor, Benjamin Biolay, Elio Germano, Stacy Martin, Thierry Hancisse, Sandrine Laroche...
Google+