Super Hiper Mega Banner

Suíte Francesa, paixão proibida em tempos de guerra

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

O período da Segunda Guerra Mundial rendeu muitos trabalhos no campo artístico e serviu de inspiração para diversos filmes. Suíte Francesa é um deles. Dirigido por Saul Dibb (A Duquesa), o longa-metragem conta uma história de amor proibido durante um período triste e violento. Os horrores da guerra, contudo, não são tão mostrados, sendo o foco os relacionamentos românticos e conflituosos entre os personagens principais.


Michelle Williams interpreta a protagonista Lucile, uma doce jovem que mora com a rígida sogra Madame Angellier (Kristin Scott Thomas, que se sai muito bem como megera). Elas pertencem a uma família rica, dona de muitas propriedades. Enquanto aguarda o marido que foi lutar na guerra, Lucile segue todas as ordens da mãe dele - o que inclui a desagradável tarefa de cobrar aluguéis dos mais pobres e fazer compras.


As coisas mudam quando a França perde para a Alemanha e o exército inimigo passa a ocupar o país. Diversos militares chegam até a cidade e se hospedam em algumas casas, gerando desconforto e desconfiança nos moradores. A casa de Lucile recebe o tenente Bruno von Falk (Matthias Schoenaerts, de Ferrugem e Osso). E o inesperado acontece: uma atração entre os dois. Uma relação quase platônica marcada pela culpa e pelo medo.


O filme tem uma produção caprichada, com uma bonita fotografia e figurinos de época. O romance água com açúcar vira um drama com pitadas de suspense da metade para o final, quando se acentuam a diferenças na realidade da francesa e do alemão. Um importante detalhe chama a atenção: o roteiro foi baseado no bestseller internacional de Irène Némirovsky, autora que viveu no mesmo período da trama. Suíte Francesa é um livro incompleto, que não teve final por causa da morte da escritora. Sua filha, sessenta anos depois, descobriu os manuscritos e conseguiu publicar a história, que depois deu origem ao longa.
Cotação do Cine61DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Suíte Francesa:

 

Suite Française (Reino Unido / França / Canadá / EUA, 2014) Dirigido por Saul Dibb. Com Michelle Williams, Kristin Scott Thomas, Margot Robbie, Eric Godon, Deborah Findlay, Ruth Wilson...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.