Super Banner

Suíte Francesa, paixão proibida em tempos de guerra

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

O período da Segunda Guerra Mundial rendeu muitos trabalhos no campo artístico e serviu de inspiração para diversos filmes. Suíte Francesa é um deles. Dirigido por Saul Dibb (A Duquesa), o longa-metragem conta uma história de amor proibido durante um período triste e violento. Os horrores da guerra, contudo, não são tão mostrados, sendo o foco os relacionamentos românticos e conflituosos entre os personagens principais.


Michelle Williams interpreta a protagonista Lucile, uma doce jovem que mora com a rígida sogra Madame Angellier (Kristin Scott Thomas, que se sai muito bem como megera). Elas pertencem a uma família rica, dona de muitas propriedades. Enquanto aguarda o marido que foi lutar na guerra, Lucile segue todas as ordens da mãe dele - o que inclui a desagradável tarefa de cobrar aluguéis dos mais pobres e fazer compras.


As coisas mudam quando a França perde para a Alemanha e o exército inimigo passa a ocupar o país. Diversos militares chegam até a cidade e se hospedam em algumas casas, gerando desconforto e desconfiança nos moradores. A casa de Lucile recebe o tenente Bruno von Falk (Matthias Schoenaerts, de Ferrugem e Osso). E o inesperado acontece: uma atração entre os dois. Uma relação quase platônica marcada pela culpa e pelo medo.


O filme tem uma produção caprichada, com uma bonita fotografia e figurinos de época. O romance água com açúcar vira um drama com pitadas de suspense da metade para o final, quando se acentuam a diferenças na realidade da francesa e do alemão. Um importante detalhe chama a atenção: o roteiro foi baseado no bestseller internacional de Irène Némirovsky, autora que viveu no mesmo período da trama. Suíte Francesa é um livro incompleto, que não teve final por causa da morte da escritora. Sua filha, sessenta anos depois, descobriu os manuscritos e conseguiu publicar a história, que depois deu origem ao longa.
Cotação do Cine61DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Suíte Francesa:

 
Google+