Super Banner

19ª Fica será no Cine Teatro São Joaquim

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br 

A 19ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) será no Cine Teatro São Joaquim. Casa e berço de inúmeras manifestações artísticas na cidade de Goiás (GO), passando do teatro à dança, da música ao cinema, o espaço reabre suas portas para voltar a receber a maior riqueza de seus moradores: a cultura. Depois de passar por uma grande obra de requalificação, realizada com investimentos de R$ 10,09 milhões do PAC Cidades Históricas, o principal equipamento cultural da antiga capital de Goiás foi reaberto no dia 2 de junho. 

Foto: Paulo Rezende/Seduce
A inauguração do Cine Teatro São Joaquim contou apresentações artísticas locais, já demonstrando todo o potencial do espaço. Na ocasião, foi exibido um documentário sobre a história do equipamento cultural, que é o mais antigo do Centro Oeste, e o goiano Marcus Biancardini fechou a noite impressionando a plateia com um show instrumental de viola. Este ano, o Fica acontece de 20 a 25 de junho, e exibirá oito mostras de cinema e 25 filmes competindo apenas na mostra oficial. O encerramento do festival será com o show Bossa Negra, com o cantor Diogo Nogueira e o instrumentista Hamilton de Holanda. 

Foto: Déborah Gouthier/Divulgação
O edifício do Cine Teatro São Joaquim estava em estado precário e possuía uma arquitetura que destoava do conjunto da cidade, além de equipamentos e instalações que não atendiam à demanda dos eventos culturais que eram sediados ali. Executada pela Prefeitura Municipal de Goiás com recursos do Governo Federal, a obra de requalificação foi iniciada em julho de 2015 e teve, entre seus desafios, a busca por uma solução arquitetônica que melhor contextualizasse o edifício em relação a seu entorno. Além disso, a ação atendeu às condições de acessibilidade universal e reequipou o Cine Teatro com novos sistemas de cênica, luminotécnica, acústica, projeção, refrigeração, prevenção de incêndio, subestação de energia e gerador, além de ampliação do backstage, área técnica, camarins e administração. Outro destaque da intervenção é a incorporação de um painel artístico ao foyer, com autoria do artista plástico e intelectual goiano Elder Rocha Lima, retratando a Serra Dourada
Google+