Super Banner

A Chegada ressalta a importância da comunicação

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Esqueça os extraterrestres que atiram laser e destroem prédios e cidades inteiras. Em A Chegada, a forma de vida inteligente tem um propósito muito maior do que usar a tecnologia para conquistar o nosso planeta. E descobrir justamente qual é a razão que fez com que 12 gigantescas naves aparecessem na Terra é o que segura o mistério e interesse no ótimo longa-metragem dirigido por Denis Villeneuve.


A atriz Amy Adams (Encantada) interpreta Louise Banks, uma linguista que é procurada para tentar compreender o que os alienígenas querem na Terra. Acompanhada do estudioso Ian Donnelly (Jeremy Renner), ela se vê no meio de uma estrutura militar enquanto, no resto do planeta, teorias da conspiração e boatos geram medo e caos entre os civis. O filme mostra várias nações tentando compreender o motivo do contato. Mas, como é típico do ser humano, a dificuldade em se comunicar pode colocar em risco todos os avanços da equipe liderada por Louise.


A Chegada não é só mais um filme de ficção científica. Apesar de ter naves e ETs, a trama fala dos terráqueos e, principalmente, da incapacidade da raça em não conseguir se enxergar como uma só coisa. As barreiras das linguagens e os idiomas não são a única que separam as nações. Por causa de contextos históricos e econômicos, países são inimigos e competidores. Todos incapazes de enxergar que, no fundo, todos somos habitantes do mesmo planeta.


A trama é carregada de suspense e drama. Existe uma enorme expectativa em relação ao mistério do contato alien. A grande reviravolta, contudo, faz está nas belas imagens pessoais que intercalam a projeção. Não-lineares, elas mostram a vida de Louise e revelam o segredo da aparição dos extraterrestres. E a mensagem que fica é sobre unificação e a coragem das pessoas em viver a vida mesmo diante de uma tragédia.
Cotação do Cine61: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme A Chegada:

 

Arrival (EUA, 2016) Dirigido por Denis Villeneuve. Com Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker, Michael Stuhlbarg,Mark O'Brien, Tzi Ma...
Google+