Super Hiper Mega Banner

A Chegada ressalta a importância da comunicação

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Esqueça os extraterrestres que atiram laser e destroem prédios e cidades inteiras. Em A Chegada, a forma de vida inteligente tem um propósito muito maior do que usar a tecnologia para conquistar o nosso planeta. E descobrir justamente qual é a razão que fez com que 12 gigantescas naves aparecessem na Terra é o que segura o mistério e interesse no ótimo longa-metragem dirigido por Denis Villeneuve.


A atriz Amy Adams (Encantada) interpreta Louise Banks, uma linguista que é procurada para tentar compreender o que os alienígenas querem na Terra. Acompanhada do estudioso Ian Donnelly (Jeremy Renner), ela se vê no meio de uma estrutura militar enquanto, no resto do planeta, teorias da conspiração e boatos geram medo e caos entre os civis. O filme mostra várias nações tentando compreender o motivo do contato. Mas, como é típico do ser humano, a dificuldade em se comunicar pode colocar em risco todos os avanços da equipe liderada por Louise.


A Chegada não é só mais um filme de ficção científica. Apesar de ter naves e ETs, a trama fala dos terráqueos e, principalmente, da incapacidade da raça em não conseguir se enxergar como uma só coisa. As barreiras das linguagens e os idiomas não são a única que separam as nações. Por causa de contextos históricos e econômicos, países são inimigos e competidores. Todos incapazes de enxergar que, no fundo, todos somos habitantes do mesmo planeta.


A trama é carregada de suspense e drama. Existe uma enorme expectativa em relação ao mistério do contato alien. A grande reviravolta, contudo, faz está nas belas imagens pessoais que intercalam a projeção. Não-lineares, elas mostram a vida de Louise e revelam o segredo da aparição dos extraterrestres. E a mensagem que fica é sobre unificação e a coragem das pessoas em viver a vida mesmo diante de uma tragédia.
Cotação do Cine61: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme A Chegada:

 

Arrival (EUA, 2016) Dirigido por Denis Villeneuve. Com Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker, Michael Stuhlbarg,Mark O'Brien, Tzi Ma...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.