Super Hiper Mega Banner

Além de luto e dor, Frantz tem esperança

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

O longa-metragem Frantz, dirigido por François Ozon (um dos melhores cineastas na opinião deste que aqui escreve), se passa no final da Primeira Guerra Mundial. O período teoricamente é de paz, porém as pessoas ainda permanecem com as dores do combate por causa dos entes perdidos e pela revolta em relação às outras nações envolvidas. Na Alemanha, Anna (Paula Beer) é uma dessas pessoas que sofre mesmo com o país em estado de paz. Tudo porque seu noivo, Frantz, foi morto enquanto lutava na França.


Anna mora com os pais de Frantz, que também convivem com a perda do filho. A rotina de luto é alterada quando ela percebe que alguém deixou flores no túmulo do seu amado. Como a cidade é pequena, ela logo consegue descobrir quem foi: um jovem francês chamado Adrien (Pierre Niney, de Yves Saint Laurent). Persona non-grata na cidade, ele demonstra uma profunda tristeza em relação à morte de Frantz, o que faz com que ela queira saber sua história.


Exibido na última edição do Festival Varilux de Cinema Francês, o filme traz um mistério sobre qual era a relação entre Adrien e Frantz. Quem conhece a filmografia de Ozon é induzido a acreditar numa hipótese, que logo é derrubada quando Adrien conta a verdade. Filmada praticamente toda em preto e branco, a produção de época usa as cores para aquecer e emocionar. Por exemplo, quando é exibida alguma lembrança ou momento bom, as imagens começam a ficar coloridas, num efeito que emociona.


Frantz é um drama sensível e muito bonito, cuja primeira parte funciona melhor por causa da curiosidade em relação ao segredo de Adrien. Depois, torna-se ainda mais melancólico e parece caminhar para rumos previsíveis. Não se engane. Longe de tentar provocar conforto em quem assiste, o roteiro flerta com a realidade, por mais que o resultado deste realismo seja triste. A conclusão, contudo, deixa um nó na garganta com uma leve esperança de que dias melhores virão para todos.
Cotação do Cine61: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Frantz:
   
Frantz (França / Alemanha, 2016) Dirigido por François Ozon . Com Pierre Niney, Paula Beer, Ernst Stötzner, Marie Gruber, Johann von Bülow, Anton von Lucke...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.