Super Hiper Mega Banner

Assistir Dunkirk é viver uma experiência



O que o público pode esperar do aguardadíssimo Dunkirk? O mais recente trabalho do cineasta Christopher Nolan entra em cartaz com uma nova visão para os filmes de guerra. Praticamente não existem protagonistas no longa-metragem, uma vez que o foco é o tenso contexto onde o drama de ação se desenvolve. Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, centenas de milhares de soldados ingleses aguardavam serem resgatados na cidade de Dunkirk, na França. Enquanto isso, sofriam ataques implacáveis dos alemães.


A trama se desenvolve em três lugares simultaneamente: no ar, com os pilotos da força aérea; na terra, com os militares na praia correndo perigo e tentando voltar para casa; e no mar, com as embarcações que precisavam cruzar o Canal da Mancha. Inspirado em fatos reais, o roteiro emociona por um detalhe que mostra a coragem e a determinação das pessoas comuns em momentos difíceis. Vários barcos pequenos de civis se empenharam em ajudar no resgate. Pessoas comuns que arriscaram suas próprias vidas no meio do conflito.


Amado e odiado por muitos, Nolan é um cineasta que divide opiniões. Entretanto, é inegável que até o presente momento ele consiga ostentar uma filmografia marcada por sucessos. Dunkirk não é diferente. É um filme que possui uma narrativa diferente e direta. Já começa com ação. E o resultado proporciona uma experiência única no cinema. O público não apenas assiste, mas vive. O maravilhoso trabalho de som, os ângulos e todas as adversidades que aparecerem na telona provocam uma imersão rara. É difícil assistir sem se envolver e sentir até mesmo o frio que transborda das imagens.


Não se pode ignorar a trilha sonora assinada por Hans Zimmer, que conseguiu criar composições com uma tensão crescente capaz de provocar taquicardia. Tom Hardy, Cillian Murphy e os novatos Fionn Whitehead e Harry Styles (cantor da boy band One Direction) estão bem em seus papéis. E como já foi dito antes, seus personagens têm importância igual na projeção. Afinal, toda a situação é que ganha destaque. A obra é grandiosa, épica e, diante de tantas mortes, faz pensar como cada vida pode ser encerrada tão rapidamente durante os horrores da guerra.
Cotação do Cine61DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme  Dunkirk




Dunkirk ( Holanda / Reino Unido / França / EUA, 2017) Dirigido por  Christopher Nolan. Com  Fionn Whitehead, Damien Bonnard, Aneurin Barnard, James Bloor, Barry Keoghan, Mark Rylance, Tom Glynn-Carney...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.