Super Hiper Mega Banner

O Futuro Perfeito mostra drama de uma chinesa na Argentina

A xenofobia e as diferenças culturais entre Oriente e Ocidente ganham brilhos por meio de metáforas que mostram que um olhar ou uma imagem podem valer muito mais que palavras, que uma comunicação verbal. Primeiro longa-metragem  de ficção da diretora alemã Nele Wohlatz, O Futuro Perfeito revela esta ressignificação da linguagem numa bela história de uma jovem chinesa que se perde e, também, se reencontra nas ruas e subúrbios de Buenos Aires. A cineasta, que escolheu a Argentina como sua casa, traz na sinopse desta produção uma temática que lembra sua vida. Xiaobin (Xiaobin Zhang) sai de suas terrinhas para reencontrar sua família, que já mora há algum tempo no país sul-americano. 



Seus pais, no entanto, ainda preservam os costumes chineses e pretendem ganhar dinheiro para um dia voltarem à China. Em meio ao embaralhar das tradições enraizadas que ela vive dentro de casa, Xiaobin tenta se comunicar com o mundo lá de fora, já que não fala espanhol. É quando ela entra em uma aula de idiomas e acaba conseguindo pronunciar poucas palavras no idioma local. Um diálogo artificial é então traçado nos ambientes que a moça tenta conviver, sem grande sucesso. Aqui fica demonstrada as dificuldades de enraizamento dos orientais para com um novo mundo, do outro lado do globo.


A moça chinesa tenta criar raízes em sua nova moradia e, para dar dinamismo à história, eis que surge um indiano, Vijay (Saroj Kumar Malik), um garoto que, ao encontrar com a jovem, acaba por projetar a sua vida (também de exclusão no país), tentando já se casar com a chinesa. Um jogo sensível de metáforas, de solidão e de amor é então traçado entre eles. O corpo e os olhares tomam significados neste casal, que não sabe nem o nome um do outro, já que também falam línguas diferentes. 


O Futuro Perfeito é uma obra comovente e sucinta que, em apenas 1h05 de duração, toca em temas políticos e realistas, como a exclusão. Não à toa, recebeu o prêmio de Melhor Primeiro Filme no 69º Festival Internacional de Cinema de Locarno (Suíça) em 2016.  Os atores inexperientes também reforçam a ausência da teatralidade e conseguem, entre eles, uma boa sintonia. Vale a pena assistir e se comover. 
Cotação do Cine61DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

*Por Clara Camarano - contato@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme O Futuro Perfeito





El Futuro Perfecto (Argentina, 2016) Dirigido por Nele Wohlatz. Com  Xiaobin Zhang, Saroj Kumar Malik, Mian Jiang, Nahuel Pérez Biscayart...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.