Super Hiper Mega Banner

Felinos comandam Istambul no documentário Gatos

Quem conhece Istambul pode nem se surpreender, mas quem nunca visitou a Turquia provavelmente vai achar interessante descobrir a relação da cidade com os gatos. Os felinos praticamente dominaram a metrópole e são tratados com muito carinho e respeito pelos moradores. O documentário Gatos, dirigido por Ceyda Torun, apresenta um pouco o cotidiano dos animais e das pessoas que moram e convivem com eles. Um filme leve e recomendado para os amantes dos bichanos.


O longa-metragem aborda sete gatos de rua, isto é, que não moram na casa de ninguém. Mesmo sem donos, eles podem ser considerados animais domésticos. Pelo menos é assim que muitos moradores definem. Alguns os tratam como filhos, outros como hóspedes ou amigos. A verdade é que os gatos, que são conhecidos por sua independência e personalidades fortes, conquistaram diversas pessoas. O filme mostra a história de cada um, uma bem diferente da outra.


Tem o gato que gosta de brigar, o que aparece apenas para comer, o que caça todos os ratos etc. Para muitos muçulmanos, esses animais estão relacionados com o sagrado, portanto merecem ser bem tratados. Isso explica o cuidado e a dedicação que eles recebem dos vizinhos. Há quem dedique as vidas para cuidar do maior número possível de gatos - como uma senhora que cozinha diariamente diversos frangos e espalha os alimentos pela cidade.


Repleto de belas imagens aéreas da cidade, a câmera muitas vezes acompanha de perto os animais. É possível ver por onde andam e como se comportam através de uma visão bem próxima, filmada na altura dos gatos. A perspectiva diferenciada gera curiosas sequências, dando a oportunidade do público ter uma ideia de como eles podem enxergar o mundo. Um filme que conta boas histórias e, com certeza, provoca suspiros pelas fofuras e comportamento adorável das bolinhas de pelo.
Cotação do Cine61DaiblogDaiblogDaiblog

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Gatos





Kedi (Turquia / EUA, 2016) Dirigido por Ceyda Torun. Com Bülent Üstün.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.