Super Hiper Mega Banner

Coração e Alma, um filme para ver e refletir


Numa época onde as pessoas são usadas e os objetos são amados, o filme Coração e Alma pode provocar alguma reflexão para todos que não possuem alguma empatia com o próximo. O longa-metragem dirigido por Katell Quillévéré faz pensar sobre como é preciso aprender a lidar com os outros diante da fragilidade da vida. E toda mensagem é tratada de forma verdadeira, natural e sem a intenção de panfletar alguma mensagem solidária. Compreende e segue apenas quem tem a sensibilidade para tal.


O drama começa com belíssimas imagens de surfe, esporte praticado por Simon (Gabin Verdet). Acompanhado dos amigos, ele aproveita as ondas e a juventude em incríveis sequências filmadas com pura poesia. Sem mais delongas, o roteiro não perde tempo ao apresentar a tragédia: um acidente de carro que acaba por tirar a vida de Simon. Diagnosticado com morte cerebral, o adolescente de 17 anos permanece neste mundo apenas por estar ligado a equipamentos.


A situação é propícia à doação de órgãos, uma decisão que cabe aos pais (interpretados por Emmanuelle Seigner e Kool Shen). A escolha não envolve apenas permitir que os órgãos sejam levados para quem precisa, mas também o desligamento dos aparelhos do filho. Paralelo ao luto, o filme mostra o cotidiano de uma mulher que está com grave problema cardíaco, que a impede de fazer muitos esforços físicos e diminui seu tempo de vida.


Não é surpresa que ambos os núcleos se fundem, mas a forma como tudo é mostrado que merece aplausos. Coração e Alma poderia seguir o óbvio caminho do melodrama, mas consegue comover sem apelações. A emoção está presente nos detalhes e em toda a humanidade dos personagens, que são tratados de forma realista, sem exageros. Extremamente sutil e delicado, o título foi exibido no Festival Varilux de Cinema Francês deste ano e consegue derramar lágrimas. O tipo de filme que o público leva consigo para casa após o fim da projeção.
Cotação do Cine61: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Coração e Alma:
 

Réparer les vivants (França / Bélgica, 2016) Dirigido por Katell Quillévéré. Com Tahar Rahim, Emmanuelle Seigner, Anne Dorval, Bouli Lanners, Kool Shen, Monia Chokri...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.