Super Hiper Mega Banner

Notas sobre Peripatético, As Melhores Noites de Veroni e Chico

O curta Peripatético (SP), de Jéssica Queiroz, traz uma história de 15 minutos inspirada em fatos reais. Fala de três adolescentes que lutam pela sobrevivência nas árduas periferias de São Paulo. Michel, que ainda não sabe o que fazer da vida; Thiana, que tenta passar no vestibular de Medicina; Simone, a jovem em busca do seu primeiro emprego. A produção é baseada na luta Mães de Maio e no período no qual a capital paulista sofreu inúmeros ataques e assassinatos de jovens pela facção PCC, em 2006.  


Excelente temática, que peca apenas pelo curto tempo  para um maior aprofundamento. Narrações em off, animações, drama  juvenil, tudo junto e misturado. Paripatético  envolve, mas até certo ponto. A diretora precisaria de muitos frames a mais para relatar tantas temáticas e opções narrativas. Fica aquele gostinho e vontade de adentrar na vida daqueles jovens e dos tantos debates essenciais. Mesmo assim, vale a pena assistir  e entender a  mensagem que fica:  “Como é difícil existir”. 


A rotina diária de um casal é permeada de detalhes. Desde cozinhar, levar a toalha para o banho para o parceiro, arrumar a filha para ir à escola. O primeiro curta de ficção de Ulisses Arthur, de 23 anos, As Melhores Noites de Veroni, adentra com sutileza no cotidiano da vida entre quatro paredes. Veroni (Lais Lira) é mulher de um motorista de caminhão (Jorge Adriani). Na ausência do marido que vive na estrada, ela  busca o que fazer e  descobre na música uma libertação interna. Roteiro - também de Ulisses - simples, mas rico. Além de mostrar a relação marido e mulher de uma forma realista, a produção conta com críticas intrínsecas, a exemplo da filha que gosta de seu cabelo cacheado e briga quando a mãe tenta passar chapinha. Sem dúvidas, um forte concorrente na mostra competitiva de curtas-metragens. 

*Por Clara Camarano - contato@cine61.com.br

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.