O mundo atual é retratado na mostra Terra em Transe

O Brasil vive um momento particularmente conturbado na esfera política e social, marcada por muitos conflitos e disputas, seja no campo físico e das ruas, seja no dos discursos e das chamadas “narrativas”. O cinema, como uma arte constantemente atravessada pela realidade, não poderia estar à parte desse processo e a produção brasileira tem dado vazão a uma quantidade enorme de obras que refletem essa condição, tratando dos seus diferentes aspectos. Homenageando com seu nome o clássico do cinema brasileiro que completa 50 anos justamente em 2017, a mostra paralela Terra em Transe exibirá cinco longas em sessões vespertinas em 23 e 24 de setembro no Cine Brasília. No dia 18, como um “aperitivo” para os filmes, um debate discutirá justamente esses momentos em que o cineasta é chamado a filmar “no calor da hora” e a refletir com sua arte sobre o contexto sócio-político em que está inserido.
Intervenção – Amor Não quer Dizer Grande Coisa – Direção: Rubens Rewald, Tales Ab’Sáber (Rewald & Ab’Sáber) e Gustavo Aranda – Documentário, 76 min, 2017, SP, 14 anos – “O estado de exceção e a inimizade se converteram na base normativa do direito de matar. Nessas situações, o poder (que não é necessariamente um poder estatal) faz referência contínua e invoca a exceção, a urgência e uma versão ficcionalizada do inimigo”. Achille Mbembe
Camocim
Camocim – Direção: Quentin Delaroche – Documentário, 76 min, 2017, PE, livre – A cada quatro anos, o cotidiano calmo e tranquilo de Camocim de São Félix, pequena cidade de Pernambuco, é chacoalhado. Durante a campanha municipal, a cidade se divide em duas e todas as vidas parecem orbitar em torno da política. No meio deste mercado eleitoral, Mayara, 23 anos, tenta fazer uma campanha “limpa” para eleger seu candidato e amigo César.
Operações de Garantia da Lei e da Ordem – Direção: Júlia Murat – Documentário, 83 min, 2017, SP, 14 anos – Documentário sobre a relação entre a representação e o representado, a narrativa e o fato, a imagem e o acontecimento a partir da relação entre a mídia e as manifestações que ocorreram no Brasil no período de junho de 2013 a julho de 2014. Como mídia, compreendemos todo e qualquer tipo de criação de imagem e de texto publicados em algum sistema de comunicação (TV, internet, rádio, material impresso e distribuído).
Escolas em Luta
Escolas em Luta – Direção: Eduardo Consonni, Rodrigo T. Marques e Tiago Tambelli – Documentário, 77 min, 2017, SP, Livre – No estado mais rico e um dos mais conservadores do Brasil, o modus operandi da educação pública sofre um revés quando estudantes secundaristas reagem ao decreto oficial que determina o fechamento de 94 escolas e a realocação dos alunos. A resposta estudantil surpreende.
Contagem Regressiva – Direção: Luis Carlos de Alencar – Documentário, 93 min, 2016, RJ, Livre – A cidade do Rio de Janeiro foi dilacerada pela realização dos megaeventos. Durante a preparação para os Jogos Olímpicos, toda a já histórica tradição de violência de Estado se intensificou na cidade maravilhosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui