Super Hiper Mega Banner

Polícia Federal: A Lei é Para Todos e o filme é para quem?



A situação política nos últimos anos é digna de novela. Ou de série. Por isso que muitos comparam o cenário atual com House of Cards. A indignação que movimenta multidões para as ruas e os escândalos que surgem diariamente parecem ser um material ótimo para a criação de um filme. E assim surgiu Polícia Federal: A Lei é Para Todos, dirigido por Marcelo Antunez. Um desafio para o cineasta que, até então, só tinha experiências com comédias (Qualquer Gato Vira-Lata 2, Até que a Sorte nos Separe 3: A Falência Final e Um Suburbano Sortudo).


O filme aborda o início da Operação Lava Jato, que ficou conhecida como um marco no combate à corrupção no Brasil. O que começou com uma investigação simples se tornou algo ainda mais complexo, à medida que foram encontrando mais e mais provas que levavam a outros criminosos. Então o que parecia ser apenas um esquema de tráfico de drogas com dinheiro sujo acabou por levar a polícia aos maiores empresários do Brasil e políticos influentes que, mesmo longe do poder, conseguem ser amados e odiados pela população. Sentimentos que as pessoas também têm pelo juiz Sérgio Moro (Marcelo Serrado), visto como juiz ou carrasco ao mesmo tempo.


O roteiro tenta condensar anos de apuração, denúncias, prisões e ações da polícia em 1h47 de duração. É claro que isso fez com que muita coisa fosse perdida e o foco foi para alguns nomes como Marcelo Odebrecht (o ótimo Leonardo Medeiros), Alberto Youssef (Roberto Berindelli) e o ex-presidente Lula (Ary Fontoura). A parte da polícia conta com as atuações de Antonio Calloni, Flávia Alessandra, João Baldasserini, o brasiliense Rainer Cadete e Bruce Gomlevsky - que sempre se destaca no que faz. O personagem de Bruce, por sinal, é o único que tem sua vida  pessoal exposta, o que humanizou o papel.


O time de policiais combate o crime, embora em vários momentos se questione se tudo aquilo levará para algum lugar. Polícia Federal: A Lei é Para Todos traz alguns momentos de ação. O início é movimentado e com uma trilha frenética. É admirável o esforço dos roteiristas, que conseguiram criar tensão em fatos que foram amplamente divulgados pela mídia. Mas como tudo já estampou manchetes da imprensa e foi o responsável por inúmeros protestos, fim de amizades e discussões que nunca terminam - visto que, para muitos, partido político é como uma religião - fica um questionamento para se entender o objetivo do filme.
Cotação do Cine61: DaiblogDaiblog

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Polícia Federal: A Lei é Para Todos:



Polícia Federal: A Lei é Para Todos (Brasil, 2017) Dirigido por Marcelo Antunez. Com Antonio Calloni, Marcelo Serrado, Ary Fontoura, Flávia Alessandra, Bruce Gomlevsky, João Baldasserini, Rainer Cadete, Roberto Berindelli...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.