Super Hiper Mega Banner

Filme romeno Sieranevada mostra a vida como ela é

O que você conhece do cinema romeno? Um bom exemplar é o longa-metragem Sieranevada, representante da Romênia para a vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2016. Muito celebrado entre a crítica internacional, o filme escrito e dirigido por Cristi Puiu toca em questões familiares universais e tem no realismo sua principal qualidade. Tudo o que aparece soa como verdadeiro, dando a impressão que é quase um documentário.


Assim como os trabalhos de Chico Teixeira (A Casa de Alice e Ausência), o filme é tão sincero que não parece uma obra de ficção. Puiu filmou longas cenas sem cortes (planos-sequência), que transmitem a ideia de tempo real. O resultado são quase três horas de projeção (2h53), o que pode ser um desafio para os desavisados. A história é focada em Lary (Mimi Branescu), um médico que viaja com a esposa para visitar a família.


O objetivo do encontro entre os parentes é triste: uma cerimônia para o falecido pai. É um costume um tanto diferente para quem é brasileiro, visto que é um almoço que tem a presença de um padre e uma pessoa que deve se vestir como o finado. O que acontece a seguir é algo que pode ser comum quando se reúne uma prole: confusão. Brigas, desentendimentos, fofocas e afeto. A câmera entra e sai de cômodos, como se espionasse os personagens.


A sensação voyeurista aumenta a veracidade dos diálogos e todos os atores em cena estão muito à vontade, o que aumenta mais a ideia de estar dentro de uma casa observando tudo. Ente diversos momentos que aparentemente não acrescentam nada à história, o filme não apresenta um tema em específico. O roteiro se passa três dias após o ataque terrorista à redação do jornal Charlie Hebdo e assuntos relacionados são comentados, como uma conversa de família. E entre um dramático desabafo do protagonista, no final, e bate-papos aleatórios, o filme conquista por ser como um espelho da realidade.
Cotação do Cine61: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Sieranevada:



Sieranevada (Romênia / França / Bósnia, 2016) Dirigido por Cristi Puiu. Com Mimi Branescu, Judith State, Bogdan Dumitrache, Dana Dogaru, Sorin Medeleni, Ana Ciontea...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.