Super Hiper Mega Banner

Realidade e ficção misturadas na comédia Rock'n Roll

Uma das grandes surpresas do Festival Varilux do Cinema Francês deste ano foi a comédia dramática Rock'n Roll: Por Trás da Fama. Dirigido, roteirizado e protagonizado por Guillaume Canet, o longa-metragem começa como um filme engraçado sobre um tema não muito original: o envelhecimento. Se é difícil para muitos aceitar o peso dos anos, para atores a situação é ainda mais complexa, já que a idade muda o rosto e ainda limita a quantidade de papéis.


A originalidade da produção se dá por vários motivos. Primeiro porque os personagens interpretam eles próprios, usando seus nomes verdadeiros. Assim, quem assiste fica em dúvida em relação ao que é real ou não. Casado com a atriz Marion Cotillard, Canet apresenta momentos da vida a dois com a estrela. E é de se questionar o quanto de verdade existe em tudo o que aparece. Outro ponto original é a imprevisibilidade da trama, que segue rumos criativos.


O roteiro fala de Guillaume Canet (O Homem Que Elas Amavam Demais), um ator com 40 e poucos anos. Em seu novo filme, ele fica incomodado com o fato de interpretar o pai de uma jovem garota. A atriz acredita que ele já muito caseiro e desinteressante como homem por ser casado e de família, sem uma postura "rock'n'roll". Disposto a mostrar que pode surpreender e ter sex appeal, Canet faz de tudo para mudar sua imagem. E isso inclui atitudes drásticas.


Apesar de garantir boas risadas, é um filme inteligente. Faz uma crítica ao culto ao corpo e ao mercado cinematográfico, que exige e supervaloriza a beleza e a juventude. Contar mais pode estragar as engraçadas, porém trágicas desventuras do protagonista. Um caminho triste e sem volta de muitos que querem parar o relógio. Para além das reflexões, é um trabalho divertido que traz muitas situações bizarras e inúmeras referências ao cinema contemporâneo.
Cotação do Cine61: DaiblogDaiblogDaiblog

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Rock'n Roll: Por Trás da Fama:



Rock'n Roll (França, 2017) Dirigido por Guillaume Canet. Com Guillaume Canet, Marion Cotillard, Philippe Lefebvre, Gilles Lellouche, Camille Rowe, Kev Adams...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.