Baahubali: O Início é um épico superlativo

Bollywood faz mais filmes do que nós, reféns do mainstream, podemos imaginar. Então é uma boa surpresa saber que hoje em dia existem formas de ter acesso a trabalhos da Índia. Volta e meia disponível na Netflix, Baahubali: O Início não é apenas o longa-metragem mais caro já feito por lá, mas também um dos trabalhos mais épicos já realizados. Tudo é extremamente grandioso e enche os olhos: os cenários, os efeitos especiais, as sequências de ação e, como não poderia faltar, as cenas musicais!

A superprodução de época tem ar de lenda. É centrada na vida de Shivudu, que cresceu num povoado pacato com sua família adotiva. Extremamente forte e curioso, ele escala uma gigantesca cascata em busca de respostas sobre sua origem. Então ele descobre que tem um importante papel para cumprir no gigantesco reino de Mahishmati. Assim como a duração (2h39), a história de Baahubali é longa, contando com flashbacks que procuram explicar o que está acontecendo. Toda a trama só é totalmente entregue, contudo, na continuação.

Ao tomar conhecimento da sua verdadeira identidade e do seu passado trágico, Shivudu decide fazer justiça. Não faltam bons momentos de ação e muita luta, embora as coisas pareçam exageradas em vários momentos. Para ver Baahubali, é preciso abrir a cabeça para entender que trata-se de uma visão diferente dos épicos ocidentais. O herói possui força, muita força. E diversas coisas que ele faz não diferem muito do que os super-heróis dos quadrinhos conseguem fazer. Com isso em mente, é só aproveitar as batalhas que aparecem sem moderação.

Com espaço para romance e até humor, o filme surpreende pela qualidade técnica. É verdade que existem alguns deslizes, quando erram a mão na computação gráfica. Mas diante toda a produção, o resultado é mais do que satisfatório. O filme cumpre a função de divertir e encanta pelas cores, aventura e guerras. Só é um tanto frustrante a forma abrupta como ele termina, sem uma conclusão e deixando quem assiste mais do que curioso para saber como é que vai terminar a jornada vingativa do protagonista. A boa notícia é que Baahubali: A Conclusão já foi lançado.

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Baahubali: O Início:

 
Bahubali: The Beginning (Índia, 2015) Dirigido por S.S. Rajamouli. Com Prabhas, Rana Daggubati, Anushka Shetty, Tamannaah Bhatia, Sathyaraj, Nassar, Ramya Krishnan…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Bollywood faz mais filmes do que nós, reféns do mainstream, podemos imaginar. Então é uma boa surpresa saber que hoje em dia existem formas de ter acesso a trabalhos da Índia. Volta e meia disponível na Netflix, Baahubali: O Início não é apenas o...Baahubali: O Início é um épico superlativo