Super Hiper Mega Banner

CCBB exibe retrospectiva do cineasta John Akomfrah

De 21 de novembro a 10 de dezembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília apresenta retrospectiva inédita com filmes de John Akomfrah, cineasta pioneiro na abordagem de vanguarda sobre a diáspora africana. A mostra incentiva o debate durante o mês da Consciência Negra e traz ao país, pela primeira vez, o renomado historiador de arte Kobena Mercer (Universidade de Yale). Especialista na arte sobre diáspora, ele apresenta aula magna gratuita sobre a obra de Akomfrah em 28 de novembro, às 19h30, no CCBB.

Sete Canções Para Malcolm X
A retrospectiva O Cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora reúne 16 obras do cineasta, a maioria inédita no Brasil, entre filmes de ficção, documentários e videoinstalações. A obra de Akomfrah é reconhecida por atentar à luta contra a opressão racial e denunciar as ramificações contemporâneas do colonialismo. Partindo da cinematografia do realizador ganês-britânico, o CCBB apresenta um amplo painel sobre a disseminação das culturas de matiz africana no ocidente, traçando um percurso que cobre desde as raízes da escravidão, em trabalhos como Tropykos (2015), a obras de ficção científica de inspiração afrofuturista, como no filme O Último Anjo da História (1995).

As Canções de Handsworth 
Além do aspecto estético, os filmes de Akomfrah são celebrados pelo forte apelo literário. Em As Nove Musas (2011), que agrega mitologia grega e aspectos das migrações de caribenhos à Grã-Bretanha no segundo pós-guerra, o artista faz referências a escritores cuja sensibilidade dialoga com a obra. “Em seus filmes, Akomfrah cita Virginia Woolf, Joyce, Emily Dickinson, Shakespeare, Milton, invoca todos esses autores britânicos para afirmar a sua própria britanidade. Sente-se à vontade tanto para convocar Malcolm X quanto Samuel Beckett na tentativa de formular perguntas inquietantes a respeito da condição diaspórica, do lugar do imigrante em nosso tempo”, detalha Rodrigo Sombra, que assina a curadoria da mostra em parceria com Lucas Murari.

O Cinema de John Akomfrah: Espectros da Diáspora
De 21 de novembro a 10 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (DF)
Horários e classificação indicativa disponíveis no site http://culturabancodobrasil.com.br/portal/distrito-federal

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.