Super Hiper Mega Banner

Histórias de Amor que Não Pertencem a Este Mundo

Muitas pessoas podem se enxergar no longa-metragem Histórias de Amor que Não Pertencem a Este Mundo. O filme italiano dirigido por Francesca Comencini tem como principal tema a ruptura de um relacionamento e a forma como cada um lida com esta situação. Depois de viver uma relação que durou sete anos, a professora Claudia (Lucia Mascino) encontra-se sem chão. Ela está disposta a tudo para reconquistar o ex-marido, Flavio (Thomas Trabacchi). Ele, contudo, não pretende voltar para ela e segue sua vida.


Com um tom predominantemente tragicômico, o filme é focado em Claudia. É por meio das impressões e recordações dela que o público consegue compreender o que se passou e como foi o namoro do casal. Contado de forma não-linear, o roteiro vai e volta no passado, da mesma forma que está a cabeça da protagonista. Cercada de lembranças, ela sofre diariamente por não aceitar o fim da relação. O humor aparece nas neuras de Claudia. Nervosa, problematizadora, inquieta e insegura, ela é ansiedade em pessoa.


Por outro lado, a figura masculina aparece de forma mais enigmática. Pouco se sabe o que se passa na cabeça de Flavio. Aparentemente frio, ele teve a capacidade de passar uma borracha e seguir em frente - mesmo que isso signifique ignorar completamente uma mulher que ainda o ama. Ainda que seja classificado como uma comédia, a produção funciona melhor como um drama. Afinal é algo bem triste acompanhar a saga de alguém que sofre por amor e não consegue encontrar perspectivas para sair dessa.


Questões sobre solidão e idade são abordadas pelo olhar feminino. Há uma sequência muito divertida sobre uma palestrante reacionária que explica sobre como o sistema capitalista heterossexual machista prejudica a vida das mulheres.  Muitos diálogos e situações de Histórias de Amor que Não Pertencem a Este Mundo podem soar familiares. Quem já viveu ao lado de outra pessoa e experimentou sentimentos como ciúmes, amor, raiva e arrependimento pode se reconhecer na pele de Claudia ou Flavio. E este realismo que é o maior mérito do filme.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Histórias de Amor que Não Pertencem a Este Mundo:




Amori che non Sanno Stare al Mondo (Itália, 2017) Dirigido por Francesca Comencini. Com Lucia Mascino, Thomas Trabacchi, Valentina Bellè, Iaia Forte, Carlotta Natoli...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.