Super Hiper Mega Banner

Repense sua própria vida online com O Círculo

Inteligente e mais contemporâneo do que nunca, o longa-metragem O Círculo não foi muito compreendido nas salas de cinemas mesmo sendo baseado num best-seller. Dirigido por James Ponsoldt (O Maravilhoso Agora, O Fim da Turnê), o filme tem como principal tema a tecnologia. Mas o que aparece não são adventos extremamente futuristas ou coisas difíceis de se acreditar. O roteiro apresenta algo que, dentro de alguns poucos anos, pode mesmo tornar-se realidade.


Mae (Emma Watson) é uma jovem que consegue o emprego dos sonhos: trabalhar no Círculo. Trata-se de uma empresa gigantesca, que se assemelha ao Google. Responsável por oferecer uma série de serviços e soluções para o mundo todo, é um local descolado, moderno e que oferece uma vaga bem-remunerado. Por causa de sua função, Mae cada vez fica mais envolvida com as atualizações nas redes sociais e a forma como sua vida aparece na web. Algo que parece muito natural nos dias de hoje.


A mais nova invenção do Círculo é anunciada por Bailey (Tom Hanks), um guru da tecnologia que é cheio de boas ideias. A defesa da integração de uma comunidade global e da disponibilidade de se ter segurança e troca de informações são bandeiras que movimentam os lançamentos da empresa. Mas, nem sempre, tudo é o que aparenta ser. O roteiro foca na falta de privacidade como algo que pode ser extremamente perigoso. E isso leva a pensar se o que é ruim é a tecnologia ou a forma como ela é utilizada.


O Círculo é o tipo de trabalho que pode ser usado em universidades por levantar uma série de debates. Com um roteiro que lembra a série Black Mirror - por tratar dos dramas e exageros da tecnologia, o filme tem um ritmo bom e prende a atenção. Infelizmente a história não consegue sustentar um clímax à altura. Após uma forte reviravolta, os minutos finais são mornos, o que causa frustração em quem espera um desfecho mais emocionante. Avaliando como um todo, entretanto, é um bom filme. Faz o público refletir sobre sua relação com o Facebook e demais redes sociais.
Cotação do Cine61DaiblogDaiblogDaiblog

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer de O Círculo:



The Circle (Emirados Árabes / EUA, 2017) Dirigido por James Ponsoldt. Com Emma Watson, Ellar Coltrane, Glenne Headly, Bill Paxton, Karen Gillan, Tom Hanks, Beck...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.