Super Hiper Mega Banner

Assassinato no Expresso do Oriente: ótima adaptação

Para quem é fã de literatura, o longa Assassinato no Expresso Oriente é um verdadeiro deleite para os olhos. A obra de Agatha Christie recebeu uma adaptação digna de sua narrativa impecável. A fotografia, o figurino, os cenários, tudo remete à ambientação do livro. Com recursos de câmera que valorizam cada cena da história, que se passa quase toda dentro do trem, Hercule Poirot salta diretamente das páginas e ganha vida na tela pelas mãos de Kenneth Branagh.


No elenco, Branagh fez uma seleção de peso: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Judi Dench, Penélope Cruz, Daisy Ridley e Willem Dafoe dão vida aos suspeitos de um crime, aparentemente, sem solução. A narrativa se desenrola seguindo a linha criada pela autora, tornando-se uma releitura à altura da adaptação de 1974 de Sidney Lumet, que recebeu seis indicações ao Oscar. Para os leitores que ainda não tiveram o prazer de ler Agatha Christie, esse é, com certeza, um belo convite.


Já para os aficionados nas tramas da rainha do mistério, alguns elementos podem causar estranheza ao longo da adaptação, como uma melhor abordagem ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) de Poirot – essencial na sua fama de melhor detetive do mundo – e a pouca exploração das sutilezas que o levam às deduções mais exatas e inesperadas. Mas nem por isso o longa deixa de ser uma das melhores adaptações para os cinemas dos últimos anos. E não poderia ser de outra forma, já que se trata de um dos maiores clássicos da literatura mundial.


Relembrando à antiga Hollywood onde o desenvolvimento da trama, truques de câmera e expressividade dos atores em cena eram muito mais destacadas do que cenas de ação e constantes alívios cômicos, Assassinato no Expresso Oriente pode não agradar de todo ao público acostumado a consumir blockbusters. Mas, ainda assim, a torcida é de que a aceitação seja o suficiente para que sejam vistos outros casos de Hercule Poirot ganharem vida nas telas dos cinemas.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61Cine61

*Por Camila Rezende - do Com Pauta, especial para o Cine61 

Veja aqui o trailer do filme Assassinato no Expresso do Oriente:



Murder on the Orient Express (EUA, Malta, 2017) Dirigido por Kenneth Branagh. Com Kenneth Branagh, Penélope Cruz, Willem Dafoe, Sergei Polunin, Michelle Pfeiffer, Judi Dench, Johnny Depp, Josh Gad...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.