Super Hiper Mega Banner

Crítica: Quando o Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe

Com um título quilométrico e curta duração, o suspense dramático Quando o Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe é o primeiro longa-metragem do cineasta Aaron Salles Torres. Um trabalho enxuto, que tem um bom ritmo e consegue rapidamente fazer o público mergulhar na atmosfera angustiante da trama. O roteiro foi inspirado na frase escrita por Clarice Lispector no conto Feliz Aniversário e nas conversas e discussões dos vizinhos do diretor.


Inácio (Fernando Alves Pinto) trabalha como zelador de um prédio onde mora a mãe Zaira (Catarina Abdalla) e o pai, que tem graves problemas de saúde. O protagonista é uma pessoa perturbada e que vive desestruturado em todos os sentidos. Esquizofrênico funcional e gay, tem uma relação conturbada com a família, que ainda passa por dificuldades financeiras. Aparentemente a única coisa boa em sua vida é um morador por quem Inácio tem uma incontrolável atração.


Stalker, Inácio tem o hábito de espionar o rapaz, aproveitando o acesso que possui nas câmaras de segurança do prédio. A obsessão fica mais perigosa a medida que ele quer se aproximar cada vez mais do sujeito. O filme é uma verdadeira bomba-relógio e carrega uma tensão crescente, tanto no desejo sexual de Inácio quanto na relação complicada em casa. Zaira é infeliz, cheia de arrependimentos e incapaz de amar o próprio filho. Seu sentimento está direcionado apenas para sua galinha de estimação.


Em pouco mais de 1h10 de duração, o filme traz alguns momentos agoniantes e chama a atenção pelo expressivo trabalho de direção de arte e fotografia, que é marcada por cores fortes. A falta de foco e a estranheza de algumas cenas permite entender um pouco como é o mundo pelos olhos de Inácio, personagem que claramente precisa de ajuda psiquiátrica. Catarina Abdalla e Fernando Alves Pinto estão assombrosamente fantásticos, com interpretações que trazem a força que seus papéis pedem. Nesta estreia promissora de Aaron Salles Torres, o resultado é um denso, sufocante e amargo filme.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61Cine61

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Quando o Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe:



Quando o Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe (Brasil, 2017). Dirigido por Aaron Salles Torres. Com Catarina Abdalla, Fernando Alves Pinto...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.