Super Hiper Mega Banner

Veja como foi o lançamento da 6ª edição do Curta Brasília

A cerimônia de lançamento da 6ª edição Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem foi realizada na última quarta-feira (29) no Espaço Cultural Le Courbusier da Embaixada da França, em Brasília. O tema do festival deste ano será “Construir realidades: cinema como propósito” e terá um homenageado e convidado especial o cineasta Kleber Mendonça Filho (Aquarius, Recife Frio). O intuito da temática do festival é retratar os problemas da sociedade com soluções que proporcionem à sociedade uma reflexão. Durante o evento desta quarta, foram exibidos três curtas-metragens, dois brasileiros e um francês.

Fotos: Victor Hugo Menezes Almeida
Um dos curtas exibidos é de autoria de Kleber Mendonça Filho, Recife Frio, realizado em 2009. O curta-metragem é um falso documentário sobre a mudança climática no Recife e o que o frio causaria na cidade. Outro curta foi Diamante, o Bailarina, de Pedro Jorge, que conta a história de um boxeador que busca seu espaço no esporte mas que, ao mesmo tempo, sofre preconceito por sua homossexualidade e por trabalhar a noite como drag queen. O único curta estrangeiro da noite, Dix Puissance Mois Quarante-trois second, de Clémente Courcier, é um curta de 2016 e totalmente experimental que alterna entre um instante no universo e um instante na vida de um simples homem.


O evento apresentará ao público mais de 100 curtas-metragens e, além dos brasileiros, serão exibidos curtas da França, Espanha e Holanda. A proposta, intitulada “Conexão Brasil-Europa: os festivais como espaço de intercâmbio criativo”, tem o intuito de discutir o cinema e a cadeia do audiovisual, onde será compartilhada a experiência no exterior de cineastas participantes do “Conexão Cultura”. A Embaixada Francesa irá selecionar um curta-metragem para receber o prêmio Cine-França e representar o Brasil no festival francês no próximo ano (2018). Outro ponto a destacar é a mostra competitiva que, além de exibir 30 curtas-metragens, também terá 14 videoclipes. Ambas mostras concorrerão em duas categorias: júri oficial, do evento; e júri popular, onde os espectadores poderão escolher os melhores, que podem receber prêmios equivalentes a R$ 30 mil.


Realidade virtual
O Curta Brasília também é o pioneiro festival da América latina a proporcionar o Espaço CRVTA, ambiente de realidade virtual para o cinema, proporcionando uma experiência também em 360º com o auxílio de vários profissionais da área para explanar sobre o equipamento. O festival busca dar maior visibilidade e incentivar as produções de curtas-metragens do Distrito Federal e de todos os estados brasileiro. A expectativa é de que durante os quatro dias de eventos circulem aproximadamente 100 mil pessoas pelo Cine Brasília. O evento contará com diversas atividades, como debates, espaços exclusivos para crianças, mostra dos alunos do IESB, food trucks, shows e palestras com artistas e área de lazer e comércio.

6º Curta Brasília
Data: 14 a 17 de dezembro
Local: Cine Brasília, EQS 106/107 – Asa Sul – DF
Entrada gratuita

*Por Victor Hugo Menezes Almeida - Especial para o Cine61

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.