Super Hiper Mega Banner

Artista do Desastre mostra fracasso que deu certo

Fazer um filme sobre outro filme parece ser uma tarefa árdua. Reproduzir o que foi feito, da forma que foi feito em outra época, pode gerar falhas nos detalhes do que realmente aconteceu. Porém, em o Artista do Desastre, dirigido e estrelado por James Franco, a caricatura de Tommy Wiseau (James Franco) foi bem encarnada pelo ator. A loucura de um misterioso artista com idade contestável e uma mentalidade completamente conturbada ficaram bem definidas nos cabelos longos e roupas estilo “Steven Tyler” presentes no figurino.


A trama começa quando Greg Sestero (Dave Franco) conhece Tommy em uma espécie de workshop para atores iniciantes. Após ser criticado por sua atuação “sem emoção”, Greg senta-se na plateia e espera que o próximo participante se manifeste. Logo em seguida, Tommy não perde tempo e, sem nenhuma vergonha, faz uma atuação péssima, porém cheia de vida. Isso foi o que Greg precisava para entrar em contato com Tommy e iniciar a amizade que se estende até hoje. 



Da forma mais clássica de se buscar a fama, os dois pegam a estrada até Los Angeles. Lá, se frustram como atores mais uma vez. É aí que surge a grande ideia de produzir o próprio filme com as próprias mãos. Dinheiro? Não é problema. De alguma forma, mais uma vez misteriosa, Tommy demonstra ser um milionário capaz de investir cerca de U$ 6 milhões em seu próprio filme. Como quem paga é quem manda, o filme é produzido e dirigido dentro da mente indecifrável de Tommy. É aí que surge, em 2003, o The Room, o filme mais mal falado da história, até então.


Artista do Desastre define bem a aventura que deve ter sido a produção do filme. Muitos desentendimentos aparecem devido às ideias loucas que Tommy colocou em prática durante as gravações. O estresse e as brigas na equipe do filme são extremamente plausíveis com um diretor que tem ideias tão “fora da caixa”. Porém, quem poderia dizer que Tommy não foi um gênio que produziu algo que ninguém pensava em fazer na época? Para quem tem curiosidade sobre o mundo da produção artística e o mito de verdadeiros “loucos” do mundo da arte, o filme é uma excelente opção. Porém, nunca se saberá se Tommy foi realmente o que James Franco mostrou. É aí que o mistério Wiseau reina. 
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61Cine61

*Por Bruno Santa Rita - Especial para o Cine61

Veja aqui o trailer do filme O Artista do Desastre:



The Disaster Artist (EUA, 2017) Dirigido por James Franco. Com James Franco, Dave Franco, Ari Graynor, Seth Rogen, Alison Brie, Jacki Weaver, Paul Scheer, Zac Efron, Josh Hutcherson, June Diane Raphael...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.