Super Hiper Mega Banner

Documentário Saudade promove uma viagem sentimental

Como muitos sabem, a palavra saudade existe apenas na língua portuguesa. Seu significado, entretanto, vai além dos países lusófonos. Ao buscar as origens do vocábulo e tentar definir a complexidade de seu significado, o cineasta Paulo Caldas fez o longa-metragem Saudade. Intercalado por uma série de imagens poéticas, como sequências de dança e paisagens do mar, o filme reúne inúmeros  depoimentos sobre o tema.


Caldas escolheu um time muito interessante. Os entrevistados, que incluem ainda pessoas de Portugal e Cabo Verde, destacam-se por ter uma relação com a arte. Por este motivo, elas divagam e falam de uma forma tão poética quanto o sentimento pode ser. Muitas possuem ideias semelhantes, outras já enxergam a saudade através de outros olhos. Essa diversidade de opiniões faz com que a produção não se repita e mantenha o interesse até o fim.


Trabalhando com um assunto tão abstrato, seria fácil se perder no meio do caminho. Mas não é o que acontece. Enxuto - com apenas 77 minutos de duração - Saudade transmite bem aquela sensação que invade o peito de quem fica e sente a falta de alguém ou de alguma coisa. E vai além, apresenta diferentes formas de saudades, incluindo as que fazem muito mal e aquelas que nunca terão fim: como a que sente a mãe que perdeu o filho.


Adriana Falcão, Alex Flemming, Arnaldo Antunes, Déborah Colker, João Câmara, Johnny Hooker, Karim Aïnouz, Milton Hatoun, Zé Celso e muitos outros participam do documentário. Representantes da poesia, música, artes plásticas, dramaturgia e dança tentam explicar como enxergam e sentem a saudade. E suas experiências fazem pensar como, independentemente da profissão, o sentimento é algo que intrinsecamente faz parte do ser humano.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Saudade:



Saudade (Brasil, 2018) Dirigido por Paulo Caldas. Com driana Falcão,  Alex Flemming, Arnaldo Antunes, Déborah Colker, João Câmara, Johnny Hooker, Karim Aïnouz, Lira, Milton Hatoun, Nilda Maria...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.