Super Hiper Mega Banner

Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília

O cinema fantástico e suas variações, como terror, fantasia e ficção científica, fascinam plateias desde os primórdios da sétima arte. Basta lembrarmos do pioneirismo de Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, ou dos assustadores protagonistas do Expressionismo Alemão em obras como O Gabinete do Dr. Caligari (1920), O Golem (1920) e Nosferatu (1922). Afinal, foi a partir do cinema que as pessoas puderam, finalmente, ver materializados cenários, situações e criaturas antes apenas imaginadas ou presentes em sonhos e pesadelos. Este gênero cinematográfico encanta e impressiona porque desafia fronteiras entre real e imaginário, popular e erudito, cinema de arte e produção comercial, uma vez que absorve o desconhecido e tudo aquilo que habita o inconsciente e problematiza a condição humana.

Médica de Monstro
Por isso mesmo, mostras e festivais de cinema fantástico realizadas mundo afora, e também no Brasil, alcançam grande adesão de público. E em 2018, Brasília ganha um evento do tipo para chamar de seu. De 25 a 28 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe a primeira edição de O Anjo Exterminador – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília. Na programação estão 30 produções, entre longas e curtas-metragens do Brasil e de outros 14 países – Alemanha, Argentina, Colômbia, Croácia, Dinamarca, França, Espanha, Estados Unidos, Mali, México, Portugal, República Tcheca, Uruguai e Uzbequistão – que trazem à tona temas intrigantes e fascinantes, como surrealismo, sobrenatural, futurismo e distopia. Todas as sessões têm entrada franca. Os melhores filmes recebem troféus e serão escolhidos por júri especial e pelo voto popular.

O Nó do Diabo está na programação
O festival também conta com atividades que colaboram para tornar cada vez mais real este infinito imaginário. Os escritores Bárbara Morais e Felipe Castilho, autores de literatura fantástica, prepararam master classes relacionadas ao tema. Professores da Animatic – Escola de Animação e Arte de Brasília oferecem ao público oficinas gratuitas de fotografia, pintura digital, animação e ainda uma apresentação de produção de escultura em argila (clay). As oficinas de pintura digital e técnicas de animação precisam de inscrições prévias, que devem ser feitas pelo e-mail oanjoexterminadorfest@gmail.com com o título da oficina, nome completo, CPF, idade (menores de 18 anos devem informar nome do responsável e seu CPF) motivo do interesse pela oficina e telefone para contato. As vagas são limitadas e 20% delas são reservadas para clientes do Banco do Brasil.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.