Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília

O cinema fantástico e suas variações, como terror, fantasia e ficção científica, fascinam plateias desde os primórdios da sétima arte. Basta lembrarmos do pioneirismo de Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, ou dos assustadores protagonistas do Expressionismo Alemão em obras como O Gabinete do Dr. Caligari (1920), O Golem (1920) e Nosferatu (1922). Afinal, foi a partir do cinema que as pessoas puderam, finalmente, ver materializados cenários, situações e criaturas antes apenas imaginadas ou presentes em sonhos e pesadelos. Este gênero cinematográfico encanta e impressiona porque desafia fronteiras entre real e imaginário, popular e erudito, cinema de arte e produção comercial, uma vez que absorve o desconhecido e tudo aquilo que habita o inconsciente e problematiza a condição humana.
Médica de Monstro
Por isso mesmo, mostras e festivais de cinema fantástico realizadas mundo afora, e também no Brasil, alcançam grande adesão de público. E em 2018, Brasília ganha um evento do tipo para chamar de seu. De 25 a 28 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe a primeira edição de O Anjo Exterminador – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília. Na programação estão 30 produções, entre longas e curtas-metragens do Brasil e de outros 14 países – Alemanha, Argentina, Colômbia, Croácia, Dinamarca, França, Espanha, Estados Unidos, Mali, México, Portugal, República Tcheca, Uruguai e Uzbequistão – que trazem à tona temas intrigantes e fascinantes, como surrealismo, sobrenatural, futurismo e distopia. Todas as sessões têm entrada franca. Os melhores filmes recebem troféus e serão escolhidos por júri especial e pelo voto popular.
O Nó do Diabo está na programação
O festival também conta com atividades que colaboram para tornar cada vez mais real este infinito imaginário. Os escritores Bárbara Morais e Felipe Castilho, autores de literatura fantástica, prepararam master classes relacionadas ao tema. Professores da Animatic – Escola de Animação e Arte de Brasília oferecem ao público oficinas gratuitas de fotografia, pintura digital, animação e ainda uma apresentação de produção de escultura em argila (clay). As oficinas de pintura digital e técnicas de animação precisam de inscrições prévias, que devem ser feitas pelo e-mail oanjoexterminadorfest@gmail.com com o título da oficina, nome completo, CPF, idade (menores de 18 anos devem informar nome do responsável e seu CPF) motivo do interesse pela oficina e telefone para contato. As vagas são limitadas e 20% delas são reservadas para clientes do Banco do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui