Super Hiper Mega Banner

Pela Janela mostra a arte de redescobrir a vida

Uma das principais características do ser humano é capacidade de sobreviver às mudanças. Mudar, entretanto, pode doer. E, às vezes, essa dor parece ser mais difícil do que se pode suportar. E é justamente sobre um período de transição e de renovação que se desenvolve o roteiro de Pela Janela, longa-metragem de estreia da cineasta Caroline Leone. O drama tem no realismo sua principal qualidade. Uma história repleta de verdade e sentimento.


Grande parte do acerto se deve ao excelente trabalho do elenco, encabeçado pela protagonista interpretada por Magali Biff. Ela vive Rosália, uma senhora de 65 anos que sempre trabalhou numa fábrica. Um dia, ela é surpreendida quando recebe uma notícia. Após seus mais de 30 anos de serviços prestados, ela é demitida. Sem emprego - e sem chão - Rosa entra numa profunda tristeza. É quando seu irmão, José (Cacá Amaral, também muito bem em cena), decide viajar com ela.


Os dois vão para a Argentina, país onde fica o chefe de José. A viagem amplia a visão de Rosa e faz com que ela veja que existe todo um mundo além da sua rotina de operária. Terras com pessoas que falam um idioma diferente, com novos costumes e com pessoas desconhecidas. Pela Janela fala sobre redescobrimento e renascimento. É um recorte sobre um momento marcante na vida de uma sexagenária como tantas outras.


Maravilhosa, Magali Biff consegue transmitir muito bem a desolação de Rosa e sua surpresa (e aprendizado, às vezes até mesmo com um olhar infantil) ao ver que o mundo vai além da fábrica onde dedicou tantas décadas de sua vida. Ao abrir os olhos para uma realidade longe de sua rotina, a protagonista percebe que nunca é tarde para recomeçar e reinventar. Afinal, as incertezas são coisas presentes e até positivas nas vidas das pessoas. Basta ampliar a visão para todas as oportunidades que existem fora da zona de conforto.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61Cine61

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Pela Janela:


Pela Janela (Brasil, 2017) Dirigido por Caroline Leone. Com Cacá Amaral, Magali Biff, Mayara Constantino...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.