Super Hiper Mega Banner

Pantera Negra é um marco nos filmes de super-herói

Um filme com elenco majoritariamente negro não deixaria de apontar questões que são relevantes para os negros e para todos nós, como o racismo, o preconceito e a escravidão. Todas essas problemáticas são sutis em Pantera Negra. É um filme que levanta bandeira, mas não deixa de entreter, ter ação e... super-heróis. Mas é diferente de todos os outros do gênero. Por quê? O diretor Ryan Coogle também dirigiu Fruitvale Station, um drama potente que denuncia várias questões que a comunidade negra sofre. 


Ryan é hábil em trabalhar com esses temas. Mais ainda, é talentoso ao humanizar e dar profundidade aos personagens. Características presentes em Fruitvale Station e também no mais recente Pantera Negra. Ryan Coogle também assina o roteiro do mais novo filme de super-herói da Marvel e tem como ponto forte, como dito, os personagens. O príncipe T’Challa (Chadwick Boseman), após a morte do pai e rei de Wakanda, precisa assumir o trono. 


T’Challa também vai precisar lidar com ameaças à coroa. Aqui entra o conflito e a presença de um tipo único de vilão, distante de todos os clichês motivacionais que geram os antagonistas. Em Pantera Negra, o vilão tem uma motivação muito concreta, humana e que gera empatia imediata do público. O filme acerta em muitos pontos: no roteiro, nos personagens, no cenário e no visual. Na trama, a discórdia aparece por causa do vibranium, o metal mais raro da Terra. O povo de Wakanda, desenvolvido e com avanços tecnológicos incríveis, esconde-se do resto do mundo e faz de tudo para não participar de polêmicas e guerras.


O longa chama a atenção quando faz referência toda a cultura africana, como o vestuário, tradições e a música. A trilha sonora é outro deleite no filme. Ao retratar Wakanda, os tambores encaixam perfeitamente com aquela realidade. Mudando de cenário, como os grandes centros urbanos que aparecem no longa, a batida do tambor dar lugar para o beat do rap. A história se passa após Vingadores: Era de Ultron e traz duas cenas pós-créditos, que já deixam claro que Pantera poderá ser visto também em Vingadores: Guerra Infinita
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61Cine61Cine61

*Por Vinícius Remer - Especial para o Cine61

Veja aqui o trailer do filme Pantera Negra:

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.