Blackfish aborda a exploração de baleias assassinas

Há muitos anos, a humanidade explora animais para shows midiáticos, como os circos, os zoológicos e os parques aquáticos. O SeaWorld, nos Estados Unidos, é um infeliz exemplo. O parque temático é abordado no documentário Blackfish. Mas os protagonistas do longa-metragem são justamente os animais. No caso, as orcas. As baleias assassinas, como são chamadas popularmente, são as atrações desses “espetáculos”. O longa-metragem dirigido por Gabriela Cowperthwaite tem como ponto forte a “humanização” desses animais.
 
 
 
Estudiosos do habitat e da vida selvagem das orcas são entrevistados e reforçam como a cultura desses animais na natureza não é levada em consideração quando são mantidos em cativeiro pelos parques. Os depoimentos de funcionários que  trabalharam no SeaWorld durante o longa-metragem confirmam o ponto de vista que Blackfish quer levar para o espectador: a situação degradante que as orcas são submetidas e como é absurdo mantê-las em cativeiro. 
 
 
Durante o documentário acompanhamos a baleia Tilikum. Separada da família aos dois anos de idade, foi mantida em cativeiro dentro de uma piscina no SeaWorld. O espaço que era submetida, um tanque retangular de 30 por 15 metros, não representa, nem de longe, toda a liberdade que esses animais encontram na natureza. Aos 36 anos, com sete metros de comprimento, a orca Tilikum também responsável por matar três pessoas durante o período de cativeiro. O animal acabou morrendo em 2017.
 
 
 
O impressionante documentário transmite como muito dos abusos, a falta de espaço e as rotinas estressantes de shows que esses animais são submetidos representam alguns dos motivos que fizeram com que esses animais ficassem conhecidos como “baleias assassinas”. Graças a divulgação de Blackfish em 2013, 23% do americanos disseram ter menos vontade de visitar o SeaWorld, segundo uma pesquisa da Reuters. Em 2016, o parque anunciou o fim “do programa de criação de orcas”, graças ao longa-metragem e a pressão de grupos de apoio à vida selvagem. 
 

*Por Vinícius Remer – Especial para o Cine61

Veja aqui o trailer do filme Blackfish – Fúria Animal

 



Blackfish (EUA, 2013) Dirigido por Gabriela Cowperthwaite. Com Tilikum, Dave Duffus, Samantha Berg, Mark Simmons, Dean Gomersall, Kim Ashdown, James Earl Jones, Carol Ray, Jim Payne…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Há muitos anos, a humanidade explora animais para shows midiáticos, como os circos, os zoológicos e os parques aquáticos. O SeaWorld, nos Estados Unidos, é um infeliz exemplo. O parque temático é abordado no documentário Blackfish. Mas os protagonistas do longa-metragem são justamente os...Blackfish aborda a exploração de baleias assassinas