Super Hiper Mega Banner

Saiba quem são os curadores do Festival de Cinema do Paranoá

A seleção de filmes que forma a programação do 2º Festival de Cinema do Paranoá na Mostra Competitiva do DF e Entorno, Mostra Competitiva Nacional, Mostra Interativa Para Surdos, Mostra Infantil e Mostra Itinerante nas Escolas Públicas do Paranoá e sua área rural e Itapoã/DF tiveram curadoria composta pela Profª. Edileuza Penha e pelo Prof. Roberto Medina. Ambos avaliaram todos 428 filmes inscritos. Destes 79 foram selecionados: 25 do Distrito Federal e Entorno e 54 filmes de quase todos os estados brasileiros. As obras selecionadas estão em conformidade com a proposta do festival que é aproximar a comunidade do cinema nacional, estimular a formação de platéia, promover o debate e a reflexão sobre os temas abordados nas diversas obras da produção nacional, distrital e cidades do entorno em curtas-metragens.


Profª. Edileuza Penha – Diretora, realizadora, curadora, professora, historiadora, Mestre em Educação e Contemporaneidade. Ainda, doutora em Educação e Comunicação pela Universidade de Brasília (unB), onde leciona, desde 2007, as disciplinas Pensamento Negro Contemporâneo e Etnologia Visual da Imagem do Negro no Cinema. Pesquisadora e documentarista, foi estudante na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Banõs – República de Cuba. Organizou a Coleção: “Negritude Cinema e Educação – Caminhos para implementação da lei 10.639/2003”, editado pela Mazza Edições, Belo Horizonte (MG). É a idealizadora e coordenadora da I Mostra Competitiva de Cineastas e Produtoras Negras Adélia Sampaio.


Prof. Roberto Medina – Graduado em Letras/Português-Inglês pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2009) e professor de escrita criativa. Tem experiência na área de artes, com ênfase em teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura gaúcha, poesia, contos e história da arte, literatura e adaptação para o cinema e para o teatro. É Mestre (2012-2014) em Letras pelo PPGL/Uniritter/Porto Alegre. Pesquisa autoria, linguagem poética, intertextualidade e criação literário-artística. Estuda ainda Machado de Assis, Jorge Luis Borges, a poética de Wilhelm Dilthey, as obras do russo Dostoievsky e o projeto estético e ideológico de Manoel de Barros. Acresce-se a pesquisa o projeto estético-ideológico de Osman Lins. Aprovado no Programa de Doutorado de Uniritter e Ucs (RS). Atualmente realiza o doutoramento no Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Literatura Comparada, Estudos Literários Comparados – com projeto focado em Federico Garcia Lorca – criação, autoria e intertextualidade -, na UnB-DF (2015-2018). Na UnB, participa dos grupos de pesquisas: Literatura e Cultura e Grupo Gatacos – Estudos Osmanianos. Atualmente, também é professor titular em cursos de graduação, pós-graduação e extensão na Faculdade de Arte Dulcina de Moraes.

Serviço
2º Festival de Cinema do Paranoá 
De 23 a 29 de abril (segunda a domingo)
Local: Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá  - CEDEP (Q. 9 Conjunto D)
Exibição dos filmes: De 26 a 29 de abril, a partir das 15h. As atividades paralelas acontecem na semana, durante o dia. Confira horário, programação completa e classificação indicativa em: www.grupooitavaarte.com.br
Informações: FestCineParanoa@gmail.com

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.