Super Hiper Mega Banner

Mostra competitiva vai do sonho ao pesadelo



A última noite da mostra competitiva do  4º Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim, em Pernambuco, foi do céu ao inferno, com filmes extremos que provocaram de risos a sensações de choque e espanto. De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos, de Nathália Tereza, fala sobre dois irmãos que recebem uma carta do pai ausente. Aparentemente arrependido, ele busca um reencontro, que não é aprovado pela irmã. Farol Invisível, de Bruna Callegari, é um documentário que mostra um farol misterioso que foi construído no meio de uma cidade de São Paulo.

El Niño y La Noche
Mariana Luiza trouxe a leveza com Casca de Baobá. O filme é uma troca de cartas entre mãe e filha. A mais nova está no Rio estudando, enquanto a mãe permanece no quilombo onde a família toda cresceu. O curta fala de saudade, a importância das raízes e como as nossas origens não podem ser esquecidas. Ainda mais em um país que não sabe valorizar boa parte dessa cultura. Já El Niño y La Noche, da argentina Claudia Ruiz, fez o público sorrir com a tenra história de um menino que visita a avó. Feito com a técnica stop motion, a animação relembra a infância com uma aventura muito criativa e emocionante. Um lindo trabalho capaz de encantar pessoas de todas as idades.

Casca de Baobá
A última produção exibida na sexta-feira foi o documentário A Noite Escura da Alma, de Henrique Dantas. O longa-metragem de 93 minutos é focado em depoimentos de sobreviventes da ditadura. Ainda que o tema tenha sido amplamente retratado na telona, pouco se sabe do que aconteceu na Bahia. E é sobre o período no estado que o filme foca. Intercalando performances e diálogos, o filme choca por revelar a série de barbáries que o país passou e como esses dramas ainda estão presentes. Um personagem diz que a ditadura acabou, mas a tortura não. Impactante, incômodo e necessário. Leia a crítica completa deste filme em breve no Cine61.

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br

O jornalista viajou a convite da organização do Cine Jardim

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.