Tudo sobre a carreira do cineasta Paolo Virzì

Textos relacionados

Paolo Virzì fez sua estreia como diretor em 1994, com La Bella Vita, a história de um triângulo amoroso contra o pano de fundo da irreversível crise de identidade da classe trabalhadora italiana. O filme estreou no Festival de Veneza de 1994 e ganhou os prêmios Ciak d’oro, Nastro d’Argento e o David di Donatello de Melhor Diretor Estreante. Seu longa seguinte, Ferie d’Agosto (1995), foi uma reflexão irônica sobre a tensão política na Itália após a ascensão triunfante de Silvio Berlusconi no palco político. Também ganhou o Prêmio David di Donatello de Melhor Filme do ano.
 
 
Ovosodo (Hardboiled Egg, 1997), cujo título homenageia um bairro de Livorno, cidade onde Virzì nasceu, é um dos seus filmes mais pessoais e fez grande sucesso de público e crítica, recebendo o Grande Prêmio do Júri do Festival de Veneza. Em 1999, ele dirigiu Baci e Abbracci, uma mistura de fábula e comédia social que retrata a vida numa comunidade provinciana seduzida pela modernidade. My Name Is Tanino (2002) foi filmado na Sicília, no Canadá e nos Estados Unidos. Seu longa seguinte, Caterina Va in Città (2003), é dedicado a Roma e N (2006) é a tentativa de Virzì de combinar comédia ao estilo italiano com um filme de época histórico. N possui um elenco internacional, incluindo o ícone francês Daniel Auteuil e a atriz Monica Bellucci.
 

O projeto seguinte de Virzì, Tutta la Vita Davanti (2008), é um de seus filmes mais mordazes e amargos, realizado com grande elenco. Comédia grotesca, com uma visão apocalíptica do mundo do trabalho, ganhou vários prêmios, incluindo o Nastro d’argento e o Globo d’oro (Globo de Ouro italiano) de Melhor Filme, bem como o Ciak d’oro de Melhor Filme e Melhor Diretor. Em outubro de 2008, a Annecy Cinéma Italien concedeu a Paolo Virzì o Prêmio Sergio Leone, em reconhecimento ao conjunto da sua obra.   A Primeira Coisa Bela foi filmado em 2009 e lançado na Itália em no ano seguinte. O projeto o levou de volta à sua cidade natal, Livorno, e foi o indicado da Itaália para concorrer à vaga do Oscar de filme estrangeiro. A Primeira Coisa Bela ganhou o David di Donatello de Melhor Roteiro (Paolo Virzì com Francesco Bruni e Francesco Piccolo), Melhor Atriz (Micaela Ramazzotti) e Melhor Ator (Valerio Mastandrea), além  de quatro  prêmios Nastri d’argento: Diretor do Melhor Filme do Ano, Melhor Atriz para Micaela Ramazzotti e Stefania Sandrelli, Melhor Roteiro e Melhor Figurino para Gabriella Pescucci.

Capital Humano

Seu décimo longa-metragem, Tutti i Santi Giorni, foi lançado na Itália em 2012. Baseado no romance de Simone Lenzi, La Generazione, o filme segue as vidas de Guido e Antonia e suas tentativas de começar uma família. Em 2014 lançou Capital Humano, seu 11º filme, que deu a Valeria Bruni-Tedeschi o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Tribeca. Indicado em 19 categorias dos prêmios David de Donatello de 2014, venceu sete, incluindo o de Melhor Filme. O filme também ganhou vários outros grandes prêmios italianos, incluindo seis Nastri d’Argento, quatro Ciak d’Oro e o Globo d’Oro de Melhor Filme, um prêmio conferido por membros da imprensa internacional. Capital Humano foi o candidato italiano oficial ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2015. Protagonizado por Micaela Ramazzotti e Valeria Bruni-Tedeschi, seu filme posterior,  Loucas de Alegria, estreou na Quinzena dos Diretores do Festival de Cinema de Cannes de 2016 e foi lançado com 400 cópias nos cinemas italianos.  Ganhou cinco Nastri d’Argento e obteve 17 indicações ao David di Donatello.

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img

Veja também