Como foi a noite de abertura do Fica 2018

O Cine61 – Cinema Fora do Comum foi convidado para cobrir a 20ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2018), na Cidade de Goiás. Na noite da última terça (5), aconteceu no Cine Teatro São Joaquim a Mostra de Abertura do Fica 2018, com a presença de convidados e a exibição do filme Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o secretario da Secretaria de Educação Cultura e Esporte (Seduce) Marcos das Neves, a prefeita de Goiás, Selma Barbosa, e o governador de Goiás, José Eliton. Marcos falou sobre o legado de 20 anos do Fica e da importância do festival para o meio ambiente. “São 20 anos batendo na mesma tecla e cada vez mais forte: a da sustentabilidade”.
Fotos: Sérgio Almeida
O governador de Goiás também ressaltou o apelo ecológico do festival. “Como seria o debate ambiental no âmbito do Estado sem a presença do Fica? (O festival) trouxe personalidades do Brasil e do mundo para esse debate importante para o hoje e para o amanhã”. 
Antes da exibição do documentário de longa-metragem Ex-Pajé, subiu ao palco o diretor do filme, Luiz Bolognesi. O cineasta explicou sobre o trabalho e ainda destacou a importância do festival. “É uma honra estar passando o filme neste festival, no meio do cerrado, num bioma que ainda resiste. (Ex-Pajé) é um retrato do que acontece na Amazônia. Um reflexo contemporâneo do que acontece nas aldeias indígenas, muito diferente da nossa idealização romântica”.

*Por Vinícius Remer da Silva – Especial para o Cine61 – contato@cine61.com.br

O jornalista viajou a convite da produção do FICA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui