“Fazer cinema é a ausência de glamour”, Laís Bodanzky

Na manhã desta sexta (8), o Cine61 – Cinema Fora do Comum, presente na cobertura da 20ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2018), acompanhou a mesa “As Mulheres no Cinema”, no jardim da Casa Cora Coralina. Com presença das diretoras Laís Bodanzky e Susana Lira, além da atriz Bruna Linzmeyer e a mediação da professora Ceiça Ferreira.
Laís Bodanzky
Na mesa, as mulheres abordaram os desafios de fazer cinema como diretoras e atrizes. Laís Bodanzky, diretora, roteirista e documentarista, lançou os filmes As Melhores Coisas do Mundo, Como Nossos Pais, entre outros. A paulista afirmou que o momento de reflexão sobre as mulheres não está acontecendo somente no cinema, mas em todas as áreas. “O imaginário é sempre ‘do diretor’. Essas imagens grudam no nosso consciente e dizem para gente que esse lugar não é nosso. Fazer cinema é a ausência de glamour”, ressalta Laís.
Bruna  Linzmeyer
Ao explicar sobre o trabalho Mulheres de Maio, que acompanhou as mães que perderam os filhos durante o massacre que matou mais de 500 pessoas em São Paulo, Susana Lira, diretora do filme, afirma que é importante desconstruir a imagem da mulher no cinema e como o audiovisual tem esse poder. “A mulher negra (no cinema) era sempre vista como perdedora. Como fazer um filme sobre perda e como transformar essa imagem negativa em algo positivo? Não é apenas contar uma história, o cinema tem mecanismos para quebrar essas imagens que estão enraizadas na sociedade”, comenta.
Crédito das fotos: Photo Agência
Diferente da Laís Bodanzky e Susana Lira, que mostraram os desafios das mulheres enquanto diretoras, a atriz Bruna Linzmeyer afirma que não é essa mulher que conta a história, mas a que recebe a história e, muitas vezes, são papéis desconectados da realidade. “A mulher, na maioria das vezes, não é humanizada. Quando essas personagens chegam para mim, são sempre infantilizadas. O conflito da mulher está sempre ligado ao homem”, lamenta.
*Por Vinícius Remer Silva – Especial para o Cine61 – contato@cine61.com.br


O jornalista viajou a convite da organização do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui