Super Hiper Mega Banner

Semana Árabe terá exibição gratuita de filmes

O Instituto de Cultura Árabe-Brasileira (Icab) e a Federação das Entidades Árabes do Brasil (Fearab Brasil) promovem, de 26 a 29 de setembro, a Segunda Semana Árabe, com uma série de atividades culturais gratuitas na Biblioteca Nacional de Brasília. Após o sucesso da primeira edição do evento em 2014, a ideia é estimular um movimento pela valorização da história e da cultura árabe, destacar pessoas e associações engajadas na difusão dessa cultura e dar espaço para expressões culturais e artísticas do mundo árabe, chamando a atenção para este numeroso grupo que em muito contribui para a formação sociocultural brasileira.

O Profeta
Todas as atividades realizadas na Biblioteca Nacional de Brasília serão gratuitas e abertas aos visitantes a partir da quarta-feira, dia 26. Nesse dia, após as 14h, o segundo andar do edifício será tomado por atividades que vão desde apresentações de música e dança, passando por palestras, rodas de conversa, exibição de filmes, contação de histórias para crianças, além da exposição “De Córdoba a Granada: detalhes de uma presença árabe na Andaluzia”, com fotos de Nick Elmoor. Confira os filmes que serão exibidos Mostra de Cinema Árabe:

Filme: A ÚLTIMA ESTAÇÃO (2012)
Direção: Márcio Curi - Brasil
Duração: 115 minutos.
Classificação: 12 anos.
Exibição: 26 de setembro - Horários: 15h e 17h 
Sinopse: 1950. O jovem libanês Tarik deixa sua cidade natal em busca de uma vida melhor no Brasil. Ao chegar no porto de Santos ele se desentende com o irmão de uma garota síria com a qual estava flertando e, na briga, cai no mar. Ele é salvo por Ali, outro jovem libanês. Só que, ao passar pela imigração, Ali fica detido pela polícia e eles se separam. Décadas mais tarde, já idoso, Tárik resolve partir em busca de Ali para pedir-lhe perdão. Em sua jornada ele tem a companhia da filha, que se recusa a seguir os ideais religiosos e de comportamento pregados pelo pai.

A Última Estação
Filme: O PROFETA (2014)
Direção:  Bill Plympton; Gaëtan Brizzi ; Joan C. Gratz;  Joann Sfar; Michal Socha;  Mohammed Saeed Harib;  Nina Paley;  Paul Brizzi;  Roger Allers;  Tomm Moore.
Duração: 85 minutos.
Classificação: Livre
Exibição: 27 de setembro - Horários: 15h e 18h
Sinopse: A animação é baseada no best-seller “O Profeta”, escrito nos anos vinte pelo poeta libanês Khalil Gibran. Trata da história de Mustafa, um prisioneiro político que, por acaso do destino, conhece uma menina de oito anos, Amiltra. Ele partilha com ela a sua sabedoria e os seus poemas, através de nove histórias com mensagens de paz, amor, amizade e fraternidade. 

Filme: A PALESTINA BRASILEIRA (2017)
Direção: Omar L. de Barros Filho.
Duração: 79 minutos.
Classificação: Livre.
Exibição: 28 de setembro - Horários: 14h30 e 16h
Sinopse: Com cenas filmadas no sul do Brasil e no Oriente Médio, o documentário revela as raízes, o grau de integração, a sensação de pertencimento de seis famílias alcançadas pelos preconceitos, perseguições e guerras. Questiona sua atual condição, e mostra como homens, mulheres e jovens se situam frente aos seus direitos e aos valores éticos e religiosos de sua cultura tradicional.

Todos os filmes serão reprisados no dia 29 de setembro - Horário: 9h às 14h

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.